Mais

38.388: LeBron James é o melhor marcador de sempre da NBA

O momento em que Kareem Abdul-Jabbar passou o testemunho a LeBron James
O momento em que Kareem Abdul-Jabbar passou o testemunho a LeBron JamesAFP
Fez-se história. LeBron James está ainda no ativo, mas é já uma lenda do basquetebol mundial e reforçou o estatuto esta madrugada ao superar Kareem Abdul-Jabbar como o mais prolífico marcador na história da NBA, quebrando um recorde que perdurava há 39 anos e que muitos pensavam que nunca viria a ser batido.

A estrela dos Los Angeles Lakers, que disputa a sua 20.ª temporada na NBA, ultrapassou os 38.387 pontos de Abdul-Jabbar durante o terceiro quarto da partida diante dos Oklahoma City Thunder.

Depois, LeBron James levantou os braços como sinal de alívio, numa altura em que a Arena Crypto.com irrompia já em festejos pelo seu novo recorde de 38.388 pontos.

Abdul-Jabbar, que assistiu ao jogo na margem do court, foi um dos primeiros a congratular James logo após a interrupção do encontro para a celebração de um momento icónico na história da NBA.

"Poder estar perante uma lenda e uma figura tão grande como Kareem significa tanto para mim. Quero dizer que agradeço muito a todos aqueles que percorreram este caminho comigo durante os últimos 20 anos. Não seria o que sou sem a vossa ajuda, toda a vossa paixão e os sacrifícios vividos que me ajudaram a chegar aqui", sublinhou o basquetebolista, antes de prestar tributo também a Adam Silver, atual comissário da NBA, bem como ao seu antecessor David Stern.

"Muito obrigado, rapazes, por me permitirem ser parte de algo com que sempre sonhei. Nunca, num milhão de anos, podia sonhar que isto seria melhor do que foi esta noite", salientou.

A perseguir a história

Numa temporada fantástica em termos pessoais, na qual conta uma média de 30 pontos por jogo nuns Lakers em dificuldades, LeBron partiu para o jogo diante dos Thunder a precisar de apenas 36 pontos para ultrapassar Abdul-Jabbar.

O basquetebolista de 38 anos precisou de tempo para assentar as ideias, mas, já depois de ter falhado as duas primeiras tentativas, conseguiu um triplo durante o primeiro período que o alavancou para o tão ambicionado recorde. Nesse quarto registou oito pontos, que o deixaram a 28 da marca histórica.

Recorde aqui as incidências do jogo.

No segundo, o quatro vezes campeão da NBA aumentou o ritmo e assegurou rapidamente mais 12 pontos, antes de ser substituído quando faltavam 5:34 para o intervalo.

No reatamento, um par de triplos, já depois de outros dois pontos, deixaram-no a seis do registo, e dois layups de seguida colocaram-no a apenas dois, que seriam confirmados pouco depois, para delírio dos presentes na Arena Crypto.com.

A pair of back-to-back three-pointers midway through the third quarter left him just eight points away from the record, with 28 on the night, before a driving layup put him within six.

LeBron tem sido vinha sendo cauteloso na antecâmara do alcance deste recorde, insistindo que a sua prioridade continuava a ser ajudar os Lakers a tornarem-se novamente num franchise competitivo.

Contudo, nos últimos dias, o astro mostrava-se mais expansivo ao abordar o recorde, tendo dito na semana passada que bater a marca de Abdul-Jabbar era comparável a bater o recorde de home runs de todos os tempos no basebol.

Recorde "intocável"

"Acho que é um dos maiores recordes do desporto em geral. Parece-me que se equivale a um recorde de home runs em basebol. É um daqueles que nem sempre vemos ou pensamos que sejam batidos. Quando li sobre a história do jogo, nunca pensei que este recorde alguma vez fosse tocado", detacou James.

"Simplesmente, nunca pensei que alguém conseguisse ter a loingevidade necessária para jogar a um nível tão alto durante tanto tempo. Por isso, é uma grande honra ser parte desta Liga, ser parte dos grandes nomes que já jogaram este jogo e estar no auge com eles", reforçou.

Foram muitas as figuras ligadas à NBA que se mostraram crentes 

De facto, muitos pensavam que o recorde de Abdul-Jabbar não viria a ser batido.

"Acho que, antes, a maioria de nós pensava que este recorde nunca seria batido", revelou Steve Kerr, treinador dos Golden State Warriors, na última semana.

"Portanto, ver LeBron batê-lo passados 20 anos é marcante e constitui um testemunho da sua habilidade, mas, também, da sua durabilidade. Ele é uma máquina. É um poço de saúde e de força física a cada noite", vincou.

Também Erik Spoelstra, treinador dos Miami Heat que orientou LeBron em dois dos quatro títulos por ele conquistados na NBA, em 2012 e 2013, assumiu que pensava que o recorde nunca seria alcançado. 

"Pensei que era intocável", apontou, em declarações à NBA.com, ainda antes de LeBron ter confirmado uma nova marca histórica.

Já Tyronn Lue, antigo treinador do basquetebolista nos Cleveland Cavaliers, acredita que os 38.388 por ele alcançados coroam uma carreira brilhante. 

"Tem de ser número um. Ver por quanto tempo Kareem manteve o seu recorde (desde 1984)... Sei que LeBron tem os seus campeonatos e registos como MVP. Mas ser o melhor marcador de sempre da NBA, tendo em conta os grandes jogadores que já jogaram este jogo? É um enorme feito", sublinhou ao site da NBA.