Andebol: Gilberto Duarte regressa ao FC Porto

Atualizado
Andebol: Gilberto Duarte regressa ao FC
Andebol: Gilberto Duarte regressa ao FC FC Porto

O FC Porto confirmou esta segunda-feira o regresso do internacional português Gilberto Duarte, que representava os gregos do AEK de Atenas e está de volta ao clube azul e branco, 10 anos depois.

Aos 35 anos, o lateral esquerdo/central regressa aos dragões até ao final da temporada, depois de 10 anos fora do andebol nacional.

O jogador representou clubes como Barcelona e Montpellier e jogava atualmente no AEK, da Grécia, onde participou em 10 jogos esta temporada.

Gilberto Duarte estreou-se na equipa principal do FC Porto com apenas 17 anos e foi determinante para o reerguer do clube portista, que vinha de uma sequência de quatro anos sem vencer o campeonato.

Com Gilberto Duarte na equipa, o FC Porto venceu sete títulos consecutivos e regressou à Liga dos Campeões, 14 anos depois da última presença, algo que recordou em declarações ao site do clube.

"Marcaram-me todos, principalmente o último. Quando se chega ao final da carreira, começa-se a pensar nos sítios por onde se passou com bastante felicidade e as muitas boas memórias que colecionei aqui têm vindo ao de cima. Ter a oportunidade de voltar a esta casa é espetacular. Não consigo pôr ainda em palavras o que significa para mim", disse.

No total, o internacional português tem 345 jogos pelo FC Porto e apontou mais de 1400 golos. Fora de Portugal, venceu títulos em Espanha, na Grécia e na Polónia e destacou-se ainda pela conquista do Mundial de Clubes de andebol ao serviço do Barcelona.

No FC Porto, vai reencontrar os ex-colegas Rui Silva e Daymaro Salina, com quem já tinha jogado na anterior passagem pelo clube.

"Já falei com ele (Daymaro Salina) sobre isso e é engraçado, porque eu já dei a volta ao mundo e ainda consigo encontrar pessoas que conheço bem e que são amigos para a vida. Fico muito contente por encontrá-lo aqui", afirmou ainda.

"O objetivo será sempre jogar jogo a jogo, título a título. Queremos vencer o próximo jogo e vencer o próximo título. O objetivo é esse, dar o máximo possível para atingir os objetivos do clube. O que está para trás é história, uma história muito bonita, mas agora temos de pensar no presente e no futuro", concluiu o mais recente reforço azul e branco.