2026: Andebol a abrir o ano e agosto quente no atletismo, ciclismo e canoagem

Seleção de Andebol vai disputar europeu
Seleção de Andebol vai disputar europeuFPA

Os portugueses amantes de desporto têm já em janeiro o tira-teimas da valia da seleção de andebol, no Europeu, num ano de 2026 em que a canoagem, ciclismo de pista e atletismo prometem entusiasmar, prevendo-se um agosto empolgante.

O ano começa precisamente com a expectativa pelo desempenho da equipa de Paulo Pereira no campeonato da Europa, entre 15 de janeiro e 01 de fevereiro, depois de em 2025 ter surpreendido com o brilhante quarto lugar no campeonato do Mundo, claramente o melhor resultado da sua história.

Dinamarca, país detentor do título mundial, Suécia e Noruega organizam o torneio.

Para os amantes de ciclismo de estrada, e em particular os que acompanham o percurso de João Almeida, o Giro de Itália decorre entre 09 e 31 de maio, o Tour de França entre 04 e 26 de julho e a Vuelta a Espanha entre 22 de agosto e 13 de setembro.

Entre as modalidades que mais pódios europeus e mundiais têm conseguido para Portugal na última década e meia, a canoagem vai defender títulos nos Europeus e nos Mundiais, respetivamente entre 10 e 14 de junho em Montemor-o-Velho e entre 26 a 30 de agosto em Poznan, na Polónia.

O ciclismo de pista, que tem emergido nos últimos anos como uma disciplina pródiga em êxitos para Portugal, sobressaindo mesmo na comitiva lusa em Paris2024 com o título olímpico de Iúri Leitão e Rui Oliveira em Madison, bem como a prata de Iúri no omnium, também oferece duas grandes oportunidades competitivas anuais.

Os europeus decorrem entre 01 e 05 de fevereiro, em Konya, na Turquia, enquanto os mundiais estão previstos para 14 a 18 de outubro, na cidade chinesa de Xangai.

O atletismo é a modalidade que mais tem dado a Portugal em termos olímpicos e no próximo ano vai ter como principal competição os Europeus de Birmingham, Inglaterra, entre 10 e 16 de agosto, além dos mundiais de pista coberta, entre 20 e 22 de março, em Torun, Polónia.

A seleção de hóquei em patins, que quebrou um jejum europeu de nove anos, ao levar o troféu em Paredes, vai agora em busca do cetro mundial, que lhe foge desde 2019, em Barcelona, com nova tentativa entre 02 e 18 de outubro, no Paraguai, em Assunção.

A seleção de voleibol, que este ano atingiu os oitavos de final do mundial, será uma das 24 que estarão na fase final do Europeu que vai decorrer entre a Itália, Bulgária, Finlândia e Roménia.

Logo em fevereiro, entre 06 a 22, decorrem os Jogos Olímpicos de Inverno, em Milão-Cortina, Itália.