Europeu de andebol: Alemanha ajuda Portugal com triunfo diante da França (38-34)

O lateral direito da Alemanha, Renars Uscins, e o pivô da França, Ludovic Fabregas
O lateral direito da Alemanha, Renars Uscins, e o pivô da França, Ludovic FabregasBo Amstrup / Ritzau Scanpix / AFP / Profimedia

A Alemanha e a Croácia qualificaram-se para as meias-finais do Europeu de andebol ao vencerem, respetivamente, a França e a Hungria. Com este triunfo, Portugal ainda tem hipóteses de se apurar para o jogo de apuramento dos 5.º e 6.º lugares.

Alemanha 38-34 França

A Alemanha conseguiu derrotar a França (38-34) pela primeira vez numa fase final do Campeonato da Europa desde 1998, pondo fim à defesa do título dos Bleus.

Ambas as equipas apostaram em defesas fisicamente fortes, mas quando a Alemanha imprimiu mais velocidade ao ataque, começaram a surgir espaços na defesa francesa.

O encontro foi dominado por Juri Knorr (10 golos pela Alemanha) e Dika Mem (11 pela França). Knorr foi, com justiça, eleito o Melhor em Campo. Rémi Desbonnet realizou 10 defesas ao longo do jogo, contra quatro de cada um dos guarda-redes alemães, mas a presença de Andreas Wolff na baliza, nos minutos finais, foi determinante.

Este resultado mantém a possibilidade de Portugal conseguir o apuramento para o jogo de apuramento do 5.º e 6.º, dependendo ainda da partida entre a Noruega e a Dinamarca. Se a seleção norueguesa não vencer, Portugal apura-se para esse encontro.

Croácia 27-25 Hungria

A Croácia entrou mal e esteve sempre em desvantagem durante a primeira parte frente à Hungria, alimentando as derradeiras esperanças da Suécia de chegar às meias-finais (caso a Croácia perdesse ou empatasse).

No entanto, na segunda parte, a equipa de Dagur Sigurdsson conseguiu passar para a frente dos húngaros num final muito equilibrado (27-25), deixando os anfitriões suecos desolados antes do último jogo frente à Suíça.