Europeu de Andebol: Declarações dos protagonistas após o Dinamarca-Alemanha (34-27)

A festa dos jogadores da Dinamarca
A festa dos jogadores da DinamarcaHENNING BAGGER / Ritzau Scanpix / Ritzau Scanpix via AFP / Profimedia

Declarações após o jogo Dinamarca-Alemanha (34-27), da final do Campeonato da Europa de andebol, disputado em Herning, na Dinamarca.

Recorde as incidências da partida

Nikolaj Jacobsen (selecionador da Dinamarca):

“Foi um torneio difícil para nós. Havia muitas expectativas antes de começar o Europeu e foi difícil corresponder a essas expectativas no início. Perdemos alguns jogadores importantes ao longo do caminho e tivemos de encontrar novas soluções.

Hoje, foi uma partida realmente difícil. O Andreas Wolff esteve incrível na baliza.

Acho que a diferença de sete golos no fim do jogo não mostra como esta final foi realmente difícil. Só nos últimos quatro ou cinco minutos é que o jogo foi decidido.

A Alemanha tem tido muitas conquistas incríveis nos últimos anos e, agora, estão entre os favoritos para qualquer torneio. Só precisam de dar o último passo para conquistar o título. Mas não serei eu a dizer-lhes como devem ganhar finais.

Eles vão jogar a próxima competição em casa (Campeonato do Mundo de 2027) e, certamente, estarão entre os favoritos”.

Mathias Gidsel (jogador da Dinamarca):

“Estamos muito felizes. Estávamos sob uma enorme pressão. Todos esperam medalhas de ouro quando jogamos. Agora temos os três títulos (mundial, europeu e olímpico).

Fizemos um torneio incrível. Lidámos com muitos problemas. Talvez tenhamos estado um pouco instáveis, em comparação com outros eventos, mas, finalmente, subimos ao pódio. É isso que importa.

Estou feliz e orgulhoso da minha equipa, de todos os adeptos e de todos ao redor da equipa. Este foi um verdadeiro sucesso coletivo.

A medalha de ouro é o que mais importa. Era por ela que estávamos a lutar e era esse troféu que faltava. Mas, claro que estou feliz com todos os prémios individuais (melhor jogador e melhor marcador do Europeu). Comprovam que contribuí bastante para a minha equipa”.

Alfred Gislason (selecionador da Alemanha):

“A Dinamarca mereceu, definitivamente, a vitória e merece ser campeã europeia. Estou muito feliz com a minha equipa e com a forma como os jogadores estiveram durante todo o torneio.

Hoje, queríamos dar trabalho à Dinamarca e conseguimos. Posso dizer que tentámos de tudo neste jogo. Mas a Dinamarca é incrível.

Jogámos muito bem durante todo o jogo, mantivemos o marcador equilibrado até ao final. Acho que o resultado final foi injusto face ao jogo realizado, mas estou orgulhoso da equipa e do que eles fizeram ao longo deste mês”.

Nils Lichtlein (jogador da Alemanha):

“Perdemos o ouro, mas tenho a certeza de que poderemos olhar para trás com muito orgulho nesta medalha de prata. Fizemos um torneio excelente e chegámos à final depois de jogar contra adversários muito fortes.

(Na final) Eles abriram vantagem quando perdemos algumas oportunidades, e foram inteligentes quando estávamos com um jogador a menos, marcando golos fáceis. Foram muitos pequenos detalhes”.