Europeu de andebol: Dinamarca garante lugar na final após batalha titânica com a Islândia (31-28)

Niclas Kirkelokke salta para o ataque frente à Islândia
Niclas Kirkelokke salta para o ataque frente à IslândiaCredit: Beautiful Sports International, BEAUTIFUL SPORTS Pressphoto Agency / Alamy / Profimedia

A Dinamarca garantiu na noite de sexta-feira a qualificação para a final do Campeonato da Europa, ao vencer a Islândia por 31-28 numa autêntica batalha física.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A Dinamarca alcançou a sua segunda final consecutiva do Europeu ao superar a defesa islandesa nos últimos 15 minutos do encontro, triunfando por 31-28 frente à Islândia. Mathias Gidsel, que marcou sete golos em sete remates, fez sete assistências e voltou a jogar praticamente todos os minutos, foi eleito o Melhor em Campo. Janus Daði Smárason foi o melhor marcador do encontro, ao apontar oito golos em nove tentativas.

A Islândia entrou muito bem na partida, mostrou-se bastante organizada em torno de uma defesa compacta e assumiu a iniciativa no ataque, conseguindo cedo uma vantagem de três golos.

A Dinamarca teve dificuldades em encontrar o seu ritmo na fase inicial, e Emil Nielsen não teve o impacto habitual, não conseguindo qualquer defesa nos primeiros 15 minutos, antes de travar dois penáltis consecutivos. No entanto, graças à liderança de Mathias Gidsel, a Dinamarca recuperou e chegou mesmo a assumir uma vantagem mínima antes do intervalo.

Com uma resistência e capacidade física notáveis em ambos os lados do campo, os jogadores de Snorri Steinn Guðjónsson mantiveram-se na luta até ao último quarto. Depois, Gidsel e Simon Pytlick mostraram toda a sua qualidade e conseguiram finalmente tirar a equipa do perigo.

Após terem falhado o título em 2024, a Dinamarca terá nova oportunidade de conquistar a medalha de ouro no domingo.