As oito melhores seleções masculinas e femininas da Europa vão participar neste novo evento, com jornadas alternadas para as competições masculina e feminina durante uma semana dedicada aos jogos internacionais, tal como acontece no Olímpico.
O prémio em disputa é de grande valor: a EHF pretende atribuir o lugar fixo reservado à Europa nas competições de andebol dos Jogos Olímpicos através dos Jogos Europeus de Andebol.
A decisão de introduzir esta nova competição faz parte de uma estratégia mais ampla para elevar o valor e a visibilidade do andebol europeu nos próximos anos – também esta terça-feira, o Comité Executivo da EHF confirmou a expansão da Liga dos Campeões e um novo sistema competitivo para a Liga Europeia.
"Os Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles, assim como os de 2032 em Brisbane, vão realizar-se fora da Europa. Com a introdução dos Jogos Europeus de Andebol, a EHF garante que o andebol de nível olímpico também será disputado na Europa neste ciclo, sendo a vaga europeia nos Jogos Olímpicos o prémio máximo. Tal como acontece nas competições de clubes, queremos também dar o próximo passo para as seleções. Próximo nível. Cada jogo – este é o nosso lema", afirmou o presidente da EHF, Michael Wiederer.
"Os Jogos Europeus de Andebol deverão realizar-se de quatro em quatro anos, preferencialmente em setembro, integrados numa semana de seleções. No entanto, esta calendarização será coordenada com as partes interessadas, e o processo nesse sentido já começou, com as reuniões que tiveram lugar na segunda e terça-feira desta semana em Viena", acrescentou Wiederer.
A preparação para os Jogos Europeus de Andebol está associada à criação de um novo formato para a Qualificação Europeia do Campeonato do Mundo da IHF, que decorre sob a égide da EHF, tal como acontece em todas as confederações continentais.
Os detalhes sobre o novo sistema foram apresentados e debatidos nas reuniões com as partes interessadas realizadas na segunda e terça-feira em Viena, estando previsto que sejam trabalhados mais pormenores e posteriormente divulgados na próxima reunião do Comité Executivo da EHF, em dezembro deste ano.