Em comunicado, a Artística de Avanca lamenta a insensibilidade da Federação de Andebol de Portugal (FAP) e a atitude do Benfica, que, no seu entender, ditaram a eliminação da Taça de Portugal, por impraticabilidade do recinto do emblema do concelho de Estarreja.
“Vergonhosa a atitude do Benfica querendo ganhar o jogo com expedientes de secretaria (veja-se a rapidez com que publicaram as redes sociais a passagem à fase seguinte da prova)”, refere o clube de Avanca, na sua página no Facebook.
Os responsáveis do clube referem que na passada quarta-feira não foi possível disputar o jogo “por falta de condições do piso ao nível da humidade, tanto no Pavilhão Municipal de Avanca como no Pavilhão Municipal de Estarreja”, e este foi adiado para sábado.
A Artística de Avanca considera, no entanto, que desde o aquecimento se percebeu que “o Benfica não queria disputar a partida”, chegando ao ponto de os seus jogadores “simularem quedas decorrentes de presumíveis escorregadelas” e fazerem teatro.
O Benfica refere que, depois de na quarta-feira não terem estado reunidas as devidas condições, a equipa deslocou-se pela segunda vez a Avanca para retomar a eliminatória, que vencia por 4-2, após ter sido suspensa aos cinco minutos, suportando todos os custos logísticos e financeiros.
“No dia 07 de fevereiro (sábado), a delegada do jogo, em conjunto com a equipa de arbitragem, voltou a considerar que o pavilhão não apresentava condições para a realização da partida, decisão que levou à aplicação do regulamento por parte da FAP”, apontam os encarnados.
Esta posição é contrária à defendida pela Artística de Avanca, que refere no seu comunicado que “à hora prevista para a realização do jogo as condições de segurança estavam asseguradas, conforme foi comprovado pela delegada ao jogo e pela dupla de arbitragem”.
O Benfica acrescenta que “não pode, por isso, pactuar com acusações falsas e despropositadas em relação ao comportamento da sua equipa e dos seus atletas, relembrando que já não é a primeira vez que o pavilhão da Associação Artística de Avanca apresenta falta de condições para a realização de jogos oficiais, independentemente das questões meteorológicas existentes”.
Tendo conhecimento de alterações de jogos com outras equipas, o Benfica “estranha e repudia o tom difamatório do comunicado da Artística de Avanca” e promete “agir em conformidade em face de mais um exemplo da sua falta de lisura e de respeito pela verdade”.
