O grupo será liderado pelo Diretor da Divisão de Desenvolvimento do Futebol Mundial, Arsène Wenger, e incluirá representantes das federações membros, confederações, sindicato de jogadores (FIFPRO), Associação Europeia de Clubes e Associação Mundial de Ligas.
O objetivo será debater a aplicação de medidas adequadas e eficazes destinadas a proteger os jogadores de futebol, tendo em conta as questões operacionais, médicas, regulamentares e jurídicas existentes.
Espera-se que o grupo apresente recomendações baseadas na investigação científica mais recente sobre o bem-estar físico e mental dos jogadores.
A criação do grupo surge na sequência de discussões com os representantes dos jogadores profissionais de várias federações e ligas membros, como a Premier League e a Superliga Feminina de Inglaterra, e de iniciativas tomadas pela FIFA para melhorar o bem-estar dos jogadores de futebol.
Entre elas, a adoção de um quadro regulamentar de referência para proteger as jogadoras e as treinadoras, a possibilidade de cinco alterações nas competições nacionais e internacionais de alto nível e a introdução de uma substituição permanente adicional por concussão a todos os níveis.
O compromisso da FIFA para com o bem-estar dos jogadores foi reforçado com a aprovação dos novos Estatutos no 74.º Congresso em Banguecoque, uma vez que os novos estatutos permitem a criação de uma série de comités que irão agilizar o diálogo com os jogadores sobre as principais atividades levadas a cabo pelo organismo que rege o futebol mundial.
O grupo de trabalho reunir-se-á nas próximas semanas.