O nativo de Viena, com raízes sérvias, regressa à jaula após um hiato de quase dois anos. A última vez que o vimos lutar foi em maio de 2022, contra Jan Blachowicz.
No entanto, nessa partida, sofreu uma lesão feia no joelho e teve uma longa reabilitação. A desforra deveria ter ocorrido em janeiro deste ano, mas o polaco lesionou-se no ombro. Assim, a escolha recaiu sobre o samurai checo.
Procházka chamou a atenção para si próprio sobretudo a 12 de junho de 2022, quando derrotou o campeão de pesos médios Glover Teixeira num combate pelo título e tornou-se o primeiro checo a conquistar o cinturão da UFC.
Procházka venceu o combate ao sufocar o adversário no quinto assalto. Ganhou também o prémio "Combate da Noite" e um bónus em dinheiro com base na votação dos fãs para o lutador mais popular do card, no qual ficou em segundo lugar, atrás de Valentina Shevchenko.
A temporada seguinte não foi tão gloriosa. O lutador apelidado de BJP debateu-se com uma grave lesão no ombro, que o deixou fora de ação durante todo o ano e que também impediu a sua primeira defesa contra Teixeira. Walk renunciou assim voluntariamente ao seu cinturão recém-adquirido.
Regressou à ação em novembro passado, mas sucumbiu a Alex Pereira por KO no 2.º assalto, num combate pelo título vago de meio-médio.
Assim, ambos os adversários estão ligados por outros fatores além dos problemas de saúde. Ambos gostam de lutar em pé. Prochazka começou a praticar MMA aos 20 anos, antes disso treinou karaté e boxe tailandês. Rakic começou a praticar kickboxing antes da sua carreira como lutador de MMA e até é cinturão castanho de jiu-jitsu.
O confronto terá um sabor picante, já que Rakic dirigiu vários comentários maliciosos ao lutador checo nos últimos meses. Por exemplo, gozou com a sua atitude em relação à cultura samurai.
"Vamos descobrir quem é o rei da Europa", disse numa conferência de imprensa antes do torneio.
"Ele fala demasiado. É apenas um combate normal. Para mim, é apenas mais um combate. Não quero ser o rei da Europa, quero ser o rei do mundo, o campeão. E vou mostrar isso no sábado. Ele não me conhece, mas fala de mim. Não me conhece, mas na jaula vai descobrir quem eu sou. Ele vai ver o quanto eu quero ganhar. O que ele diz é o que diz, mas agora vai ter de confirmar o que diz. Ele está a tentar ser um gangster duro, mas é apenas um atleta normal", respondeu Prochazka.
O nativo de Hostěradice, perto de Znojmo, tem mais experiência em MMA, e este será o seu 35.º combate na carreira. Tem um registo de 29 vitórias, 4 derrotas e 1 empate. No entanto, as suas estatísticas de KO/TKO falam por si, com 25 vitórias a seu favor. Rakic vai tentar melhorar o seu registo atual de 14 vitórias - 9 por KO/TKO - e 3 derrotas.