Mais

Assassinato de um futebolista planeado: Adolescentes condenados na Suécia

Violência no futebol sueco
Violência no futebol suecoKRISTER ANDERSSON / Bildbyran Photo Agency / Profimedia

Dois adolescentes suecos foram condenados a vários anos de prisão pelo assassínio planeado de um jogador de futebol da primeira divisão daquele país. A dupla foi considerada culpada por um tribunal distrital de Estocolmo (Södertörns tingsrätt) de ter disparado contra um jovem de 16 anos no distrito de Bagarmossen, em julho de 2024, e de ter visado também o jogador.

Um jovem de 15 anos deve cumprir dois anos e três meses de prisão juvenil, por preparação para assassinar o profissional, cumplicidade na tentativa de assassínio e cumplicidade no assassínio, bem como pagar uma indemnização ao jogador no valor de 9.300 euros.

Um jovem de 17 anos foi condenado a oito anos e onze meses de prisão, por preparação do assassínio do futebolista, tentativa de assassínio, crime de armas graves, maus tratos e assassínio. Deverá ainda pagar 9.000 euros por danos.

O futebolista, que tem contrato com o Degerfors IF, foi multado em 260 euros. O jogador tinha dado uma bofetada a um dos dois adolescentes durante uma discussão.

O clube do jogador condenou o incidente através de um comunicado e pronunciou-se contra todas as formas de criminalidade e violência. O assunto foi "tratado internamente" e o jogador tem "o apoio" do clube.

Quando o advogado lhe perguntou em tribunal se tinha receado pela sua vida, o jogador respondeu, segundo o Fotbollskanalen: "Sim, a cem por cento".