Atletismo: Auriol Dongmo consegue marca no lançamento do peso para Mundiais indoor

Auriol Dongmo, campeã do mundo em 2022, foi segunda classificada, apenas superada pela alemã Yemisi Ogunley
Auriol Dongmo, campeã do mundo em 2022, foi segunda classificada, apenas superada pela alemã Yemisi OgunleyFederação Portuguesa de Atletismo

A portuguesa Auriol Dongmo conseguiu este sábado a marca de qualificação direta no lançamento do peso para os Mundiais de pista curta, ao lançar a 19,02 metros, em Nordhausen, no meeting internacional da cidade alemã.

Auriol Dongmo, campeã do mundo em 2022, foi segunda classificada, apenas superada pela alemã Yemisi Ogunley, que venceu a competição, com 19,86 metros. A norte-americana Chase Jackson fechou o pódio, com 18,94.

O melhor registo de Dongmo foi conseguido logo à primeira tentativa, superando os 18,90 da qualificação por marca para os Campeonatos do Mundo em pista curta, a disputar entre 20 e 22 de março, em Torun, na Polónia, onde se sagrou campeã da Europa indoor em 2021.

Portugal tem uma segunda atleta na zona de apuramento dos atletas sem marca direta - Eliana Bandeira é a 14.ª, com 18,05 , enquanto Jessica Inchude está fora da zona de qualificação, com o máximo de atletas por país a ser, em regra, de dois.