O conflito terá surgido quando o jovem de 29 anos se aproximou de uma investigação policial em curso, manifestando preocupação com o veículo estacionado nas proximidades. Segundo a polícia, tornou-se cada vez mais agressivo e recusou-se a sair quando lhe foi pedido que o fizesse. Alegadamente, também resistiu à detenção e a polícia acabou por utilizar um taser para o acalmar.
As imagens de uma câmara corporal mostram Kerley a lutar com vários agentes, tendo um deles dado vários murros em Kerley.
Uma mulher que se crê ser a namorada de Kerley pode ser ouvida a gritar "pára" repetidamente. "Ele é um atleta, não lhe façam mal", grita a mulher.
Os agentes dizem a Kerley para parar de resistir, antes de um deles dizer: "Eu apanho-o."
Depois de ser atingido por um taser, Kerley cai no chão e é algemado. Passados alguns momentos, ouve-se Kerley dizer aos agentes: "Vocês são todos uns fracos". Kerley deverá comparecer em tribunal na sexta-feira à tarde em Miami.
Kerley ganhou várias medalhas nos Campeonatos do Mundo e nos Jogos Olímpicos, incluindo o ouro nos 100 metros do Campeonato do Mundo de 2022 e duas vezes o ouro na estafeta de 4x400 metros. Tem também duas medalhas olímpicas, incluindo o bronze nos 100 metros em Paris-2024.