Hoey, campeão mundial dos 800m indoor em 2025, superou a marca anterior de 1:42.67, fixada pelo dinamarquês Wilson Kipketer em Paris há quase três décadas, a 9 de março de 1997. O norte-americano tinha vindo a aproximar-se do registo de Kipketer. Ficou muito perto no ano passado em Nova Iorque, quando fez 1:43.24, então o segundo tempo mais rápido de sempre.
Com um ritmo perfeito, posicionado atrás do seu irmão Jaxson Hoey, que assumiu o papel de lebre, e com o auxílio da luz ao longo da pista, Hoey não vacilou e conquistou o recorde este sábado.
"Limitei-me a colocar-me atrás do Jax e procurei manter a calma atrás do meu irmão, deixando que ele me guiasse. Nos últimos 200 metros senti o apoio de todos, e o trabalho dos últimos meses valeu a pena. Estou feliz por ter alcançado este tempo", afirmou o atleta de Downingtown, Pensilvânia.
Relançar a carreira
O feito relança a sua carreira depois de ter ficado às portas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e do Campeonato Mundial de Tóquio no ano passado (quarto nos trials).
Antes, o também norte-americano Hobbs Kessler conseguiu a melhor marca de sempre nos 2.000 m indoor, ao ultrapassar o compatriota Grant Fisher na última volta e terminar em 4:48.79, melhorando o 4:49.99 estabelecido pelo etíope Kenenisa Bekele em 2007.
A World Athletics, contudo, não reconhece recorde mundial em pista coberta para esta distância.
"Senti-me tão bem", disse Kessler após aquela que foi, para ele, uma corrida redentora.
"Fiquei profundamente desiludido com o que aconteceu no verão passado. Não integrei a equipa dos Estados Unidos, corri mal na Liga Diamante e foi realmente difícil voltar aos treinos, porque trabalhei muito e senti que não tinha servido para nada", indicou.
Por sua vez, a estrela do sprint, Noah Lyles, abriu a sua temporada ao competir numa invulgar corrida de 300 metros.
O campeão olímpico dos 100m, também tetracampeão mundial dos 200m, terminou em segundo lugar com o tempo de 32.15 segundos, sendo superado pelo velocista trinitense de longa distância Jereem Richards (32.14).
A britânica Dina Asher-Smith dominou os 60 m com o tempo de 7.08 segundos, enquanto o jamaicano Ackeem Blake venceu a prova masculina com 6.53 segundos.
