Mais

Baseball: Cleveland Guardians conquistam a AL Central e completam a maior reviravolta divisional da história

Cleveland Guardians conquistam a AL Central
Cleveland Guardians conquistam a AL CentralJason Miller/Getty Images

Os Cleveland Guardians garantiram o título da divisão Central da Liga Americana após os Detroit Tigers perderem com os Boston Red Sox no domingo.

Cleveland estava 15.5 jogos atrás da liderança da Central da Liga Americana, que já foi dos Tigers, e agora completou a maior reviravolta da história da MLB.

O recorde anterior (15) foi estabelecido em 1914 pelos Atlanta Braves e igualado em 1978 pelos New York Yankees.

Os Guardians garantiram a vaga nos playoffs da MLB no sábado, graças a um walk-off hit-by-pitch.

O arremessador dos Texas Rangers, Robert Garcia, acertou C. J. Kayfus na parte baixa da nona entrada, levando Cleveland aos playoffs.

No início de setembro, os Guardians tinham apenas 2,2% de probabilidade de chegar à pós-temporada. Agora, essa hipótese é de 100%, com o título da divisão garantido.

Na última partida da temporada, o astro Jose Ramirez liderou a equipa com 30 home runs, 85 RBI, 103 corridas, 41 bases roubadas, 32 duplas, três triplas, 66 walks, média de rebatidas de .282 e OPS de .863.

Apenas o left fielder Steven Kwan superou Ramirez numa estatística: rebatidas (169).

Os arremessadores titulares Gavin Williams e Tanner Bibee foram os líderes em vitórias, com 12 cada. Williams também foi o melhor da equipa em strikeouts (173) e média de corridas merecidas entre os titulares (3.06).

Cade Smith assumiu como novo closer, após o caso de apostas de Emmanuel Clase, e somou 16 saves com ERA de 2.93.

A rotação de Cleveland ficou na 9.ª posição entre as melhores da Liga, com ERA de 3.76, enquanto o bullpen ficou em 10.ª, com 3.33.

Os Guardians são a única equipa na pós-temporada da MLB 2025 com saldo de corridas negativo.