Basebol: Trump concede perdão ao tricampeão da World Series, Darryl Strawberry, por acusação de evasão fiscal

Darryl Strawberry, dos New York Yankees, recebe os parabéns dos colegas de equipa após marcar um home run frente aos Anaheim Angels em 1998
Darryl Strawberry, dos New York Yankees, recebe os parabéns dos colegas de equipa após marcar um home run frente aos Anaheim Angels em 1998GERARD BURKHART / AFP

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou o perdão ao antigo astro da Major League Baseball, Darryl Strawberry, tricampeão da World Series, anunciou a Casa Branca esta sexta-feira.

Darryl Strawberry, de 63 anos, declarou-se culpado de uma acusação de evasão fiscal em 1995, após ter sido acusado de não pagar impostos sobre rendimentos provenientes de aparições públicas.

O outfielder, oito vezes All-Star da MLB, conquistou títulos da World Series com os New York Mets em 1986 e com os New York Yankees em 1996 e 1999.

Ao longo de uma carreira de 17 anos, que também incluiu passagens pelos Los Angeles Dodgers e San Francisco Giants, Strawberry terminou com uma média de .259, 335 home runs e 1.000 RBI.

Foi ainda suspenso pela MLB em três ocasiões devido a problemas relacionados com abuso de substâncias.

Um responsável da Casa Branca revelou aos meios de comunicação norte-americanos, esta sexta-feira, que Trump concedeu o perdão, em parte, porque Strawberry cumpriu pena, pagou os impostos em dívida, "encontrou fé no Cristianismo e está sóbrio há mais de uma década".

Strawberry agradeceu a Trump numa publicação no Instagram.

"Obrigado, Presidente, pelo perdão total e por encerrar este capítulo da minha vida, permitindo-me ser verdadeiramente livre e limpo de todo o meu passado", escreveu Strawberry.

Contou que estava "meio a dormir" na quinta-feira quando o telemóvel tocou com uma chamada de Washington. Ao atender, era a Casa Branca a informar que Trump estava em linha.

"Coloquei em alta-voz com a minha esposa ao lado, e o Presidente Trump falou calorosamente sobre os meus tempos de basebol em Nova Iorque, elogiando-me como um dos maiores jogadores dos anos 80 e celebrando os Mets. Depois, disse-me que me concedia um perdão total pelo meu passado", disse.

Strawberry afirmou que se sentiu "profundamente grato - agradecendo a Deus por me libertar do meu passado, ajudando-me a tornar-me um melhor Homem, Marido e Pai.

"Isto não tem nada a ver com política - trata-se de um Homem, o Presidente Trump, que se preocupa verdadeiramente com um amigo. Deus usou-o como instrumento para me libertar para sempre", acrescentou Strawberry.