Mais

Beisebol: Bastão desenvolvido pelo MIT ameaça mudar MLB, e pode ser proibido

Austin Wells, do Yankees, bate um home run com o novo torpedo
Austin Wells, do Yankees, bate um home run com o novo torpedoMike Stobe / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

A MLB é um poço de peculiaridades. Desporto mais tradicional dos Estados Unidos, o beisebol tenta manter tradições mais que centenárias, ao mesmo tempo em que quer puxar o apelo a geração mais do TikTok.

No último fim de semana – o de abertura da temporada 2025 –, um novo caso virou a MLB de cabeça para baixo. Os New York Yankees estrearam um taco projetado por um professor do MIT - o prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts - apelidado de “torpedo". 

Resultado: um festival de home-runs e a completa destruição do Milwaukee Brewers.

Foram 9 homers num só jogo - recorde nos 122 anos de história da franquia -, além de 15 em três partidas e 36 na série inicial contra os Brewers.

O bastão parece tão revolucionário que a internet foi inundada com pedidos para banir o  "torpedo".

O que é o bastão torpedo?

A inovação é simples, mas genial. No novo bastão, a parte mais gorda da madeira está localizada no ponto onde o batedor tem maior probabilidade de acertar a bola com mais força.

Os tacos tradicionais têm a cabeça maior, mas neste, a maior área está neste sweetspot de cada jogador - é único.

Com o torpedo, os batedores têm mais hipóteses de fazer um ótimo contacto com a bola.

Os Yankees analisaram os dados de cada jogador para que a parte mais larga do taco pudesse ser posicionada corretamente.

Não conheço a ciência disso. Acho que ainda bato na bola com a mesma velocidade de saída de sempre. Sinto que isso dá uma sensação de que tens mais com o que trabalhar”, disse Chisholm Jr., do conjunto nova-iorquino, após bater três home runs no domingo.

Nem todos os atletas do Yankees estão a usar o torpedo, e há outras equipas da liga prontas para usar a mesma arma. Max Muncy, do Los Angeles Dodgers, voltou a usar o taco tradicional depois de não se dar bem com a nova invenção.

Aaron Judge, estrela do NY, prefere o bastão tradicional
Aaron Judge, estrela do NY, prefere o bastão tradicionalAFP

É legal?

​​Segundo o regulamento da MLB, sim. “O bastão deve ser um taco liso e redondo com diâmetro não superior a 2,61 polegadas na parte mais grossa e não superior a 42 polegadas de comprimento. O taco deve ser uma peça única de madeira sólida”, é o que dizem os livros.

A MLB também acrescenta que deve aprovar bastões experimentais, mas o torpedo já foi testado nas minor leagues em 2023, e ganhou a autorização da entidade.

Depois que os índices de batidas válidas despencaram em 2024, a introdução do torpedo pode ser bem-vinda no desporto. A ESPN reporta, porém, que a MLB já estuda proibir o novo instrumento. De qualquer forma, as duas derrotas do New York Yankees para o Arizona Diamondbacks nas partidas desta semana mostram que o novo bastão não é uma certeza

Da banana ao torpedo

O beisebol experimentou diferentes formatos de bastão ao longo de sua história. Algumas criações não duraram nada, enquanto outras provocaram mudanças duradouras.

No século XIX, não havia regulamentação para o padrão dos tacos, o que resultou numa míriade de formas, tamanhos e tipos de madeira diferente.

Uma das invencões que não pegou foi o "bastão banana". Desenhado em 1890, ele apresentava uma leve curva e foi projetado para aumentar a rotação da bola e tornar strikes mais difíceis para o lançador.