Beisebol: Dois jogadores profissionais da MLB podem ser condenados a 65 anos de prisão

Emmanuel Clase foi preso no domingo
Emmanuel Clase foi preso no domingoČTK / AP / David Smith

Duas estrelas do basebol da liga profissional norte-americana MLB enfrentam décadas de prisão por manipulação de resultados. Os lançadores Emmanuel Clase e Luis Ortiz, dos Cleveland Guardians, foram acusados pelo Ministério Público de Brooklyn/Nova Iorque de conspiração para manipular as apostas nos lançamentos dos jogos da MLB. Se o tribunal aceitar todas as acusações, ambos poderão ser condenados a 65 anos de prisão cada um.

Ortiz, 26 anos, foi detido em Boston no domingo. Clase (27), um dos melhores fechadores da liga, ainda está foragido. Ambos já tinham sido suspensos no verão devido às alegações.

Como relata a ESPN, a acusação de 23 páginas descreve em pormenor as tentativas de manipulação. De acordo com a acusação, Ortiz e Clase conspiraram para lançar as bolas de forma a que os apostadores pudessem apostar na "bola" ou no "strike".

Ortiz terá recebido 5.000 dólares por um erro deliberado a 15 de junho e Clase o mesmo montante por "cumplicidade". A 27 de junho, ambos terão repetido a ação, recebendo 7.000 dólares cada um. Clase terá recebido cerca de 26 milhões de dólares de salário dos Guardiães durante os próximos três anos. Ortiz teria recebido 820.000 dólares no ano seguinte.