O agente livre Soto surpreendeu o mundo do basebol no início desta semana, depois de ter acordado um contrato de 15 anos com os Mets, naquele que é o contrato mais rico da história do desporto norte-americano.
Os New York Yankees tinham esperanças de recontratar o dominicano de 26 anos, que ajudou os Bronx Bombers a chegar à World Series da última temporada, enquanto os Boston Red Sox, os Toronto Blue Jays e os Los Angeles Dodgers também estavam em busca do craque.
Mas, no final, Soto optou por se juntar aos rivais dos Yankees, os Mets, cuja última vitória no campeonato da Major League Baseball foi em 1986.
Soto disse na sua apresentação formal, na quinta-feira, que optou pelos Mets depois de ter ficado impressionado com a visão a longo prazo da equipa e com a sua determinação em lutar por campeonatos.
"Os Mets são uma grande organização, e o que eles fizeram nos últimos anos - mostrando toda a capacidade de continuar a ganhar, de continuar a fazer crescer uma equipa, de tentar fazer crescer uma dinastia - é uma das coisas mais importantes", disse Soto.
"O futuro que esta equipa tem teve muito a ver com a minha decisão. O que me mostraram, a forma como a organização gere as coisas, como as vão gerir e como olham para o futuro - foi uma das coisas que me abriu um pouco mais os olhos. Como eles têm fome de ganhar um campeonato, de querer fazer uma dinastia com o New York Mets", assumiu.
Soto teve um aproveitamento de 28,8% na última temporada para os Yankees, com 41 home runs, 109 corridas impulsionadas e 129 caminhadas.
Entretanto, o bilionário proprietário dos Mets, Steve Cohen, disse que a contratação de Soto era uma declaração de intenções, uma vez que a equipa tenta melhorar a surpreendente campanha da época passada para a National League Championship Series.
"É obviamente uma grande jogada", disse Cohen.
"Isso apenas acentua o que estamos tentando fazer. Acelera o nosso objetivo de ganhar campeonatos. Mas, mais importante ainda, o meu objetivo era mudar a forma como os Mets eram vistos. E acho que estamos realmente no caminho de mudar isso. Nunca vamos parar. Estamos sempre num estado constante de melhoria. Mas é esse o meu objetivo", assumiu.