Reveja aqui as principais incidências da partida
Com uma derrota (frente a Israel) e uma vitória (diante da Ucrânia), Portugal tinha a terceira jornada do Grupo A de apuramento para o Eurobasket, em casa, diante da Eslovénia. Neemias Queta (Boston Celtics) e Luka Doncic (Dallas Mavericks), as principais estrelas de cada lado, estavam a dar o contributo na NBA e como tal não marcaram presença em Almada.
E Portugal teve uma entrada deslumbrante. Ao intervalo, a Seleção Nacional vencia por larga margem (49-24) e dominava a Eslovénia em praticamente todos os aspetos da partida, com Gonçalo Delgado a fazer um jogo excecional no lado ofensivo (oito em 13 lançamentos para 16 pontos, a que acrescentou nove ressaltos).
No segundo tempo, os eslovenos reagiram, com Prepelic (23 pontos) a liderar a equipa, mas a recuperação nunca chegou e os eslovenos sofreram mesmo a primeira derrota nesta fase.
Portugal está agora no primeiro lugar com cinco pontos, os mesmos da Eslovénia, mais dois que Israel e três que a Ucrânia. Os três primeiros, recorde-se, avançam para o Eurobasket.