Portugal está entre as melhores seleções de basquetebol da Europa e esta quarta-feira inicia a quarta participação no Eurobasket-2025. O Flashscore preparou um guia com tudo o que precisa de saber para acompanhar a competição.
O que é o Eurobasket?
Competição fundada em 1935, o Eurobasket é o Campeonato a Europa de Basquetebol, organizado pela secção europeia da FIBA, a federação internacional da modalidade.
Atualmente conta com 24 equipas e tem na União Soviética a seleção mais titulada (14). A Espanha é a atual campeã.
A edição de 2025, a 42ª, vai ser organizada por Chipre, Finlândia, Polónia e Letónia entre 27 de agosto e 14 de setembro. Cada país vai acolher um grupo, as eliminatórias vão ser todas em Riga, capital letã.
Formato
Esta edição vai ser composta por uma ronda preliminar com quatro grupos de seis equipas. Cada vitória dá dois pontos, a derrota equivale a um.
As quatro melhores seleções de cada agrupamento avançam para a fase a eliminar. Os critérios de desempate são o confronto direto, diferença de pontos e pontos marcados.
As eliminatórias são feitas a uma mão, sendo que além da final também se disputa uma partida para a medalha de bronze (derrotados das meias-finais) e há jogos para definir as seleções entre o quinto e o oitavo lugar (derrotados dos quartos de final).
Com quem joga Portugal?
A equipa de Mário Gomes está no Grupo A, que vai ser sediado na Letónia. Os linces arrancam a participação a 27 de agosto com a República Checa e fecham a 3 de setembro, com a Estónia.
Entre os adversários mais temíveis de Portugal estão a Sérvia, com Nikola Jokic, considerado um dos melhores basquetebolistas da atualidade, a Turquia liderada por Alperen Segun e os letões com Kristaps Porzingis, antigo companheiro de Neemias Queta nos Boston Celtics.
27 de agosto (12:45): República Checa – Portugal
29 de agosto (19:15) Portugal – Sérvia
30 de agosto (19:15): Turquia – Portugal
1 de setembro (17:00): Portugal – Letónia
3 de setembro (17:00): Estónia – Portugal

Caso passe aos oitavos de final, Portugal vai cruzar com um adversário do Grupo B, onde estão Reino Unido, Finlândia, Montenegro, Lituânia, Suécia e a campeã mundial, Alemanha.
Onde vão dar os jogos de Portugal?
Todas as partidas vão ter transmissão na RTP2
Os convocados
Bases: Diogo Gameiro, Rafael Lisboa, Francisco Amarante, Diogo Ventura;
Extremos: Diogo Brito, Vladyslav Voytso, Nuno Sá, Travante Williams;
Postes: Neemias Queta, Cândido Sá, Daniel Relvão e Miguel Queiroz.
As outras participações
Esta vai ser a quarta presença de Portugal no Eurobasket, sendo que é a terceira em que se teve de qualificar. Na primeira, em 1951, entrou por convite e apesar das derrotas com Bulgária (77-32) e Grécia (35-81), venceu a Roménia, que desistiu da prova. Terminou no 15.º lugar, depois de vitórias com a Suíça (49-52) e Escócia (42-49) e derrotas com Alemanha Ocidental (47-39), Áustria (31-43) e Dinamarca (46-39) na fase de atribuição de posição.
Em 2007, Portugal fez história. Depois de garantir a qualificação, a equipa das quinas garantiu o nono lugar. Passou da primeira ronda ao bater a Letónia (77-67) depois de derrotas com Espanha (56-82) e Croácia (90-68) e na etapa seguinte perdeu com Rússia e Grécia, antes de vencer Israel (94-85).
Por último em 2011, Portugal viajou até à Lituânia para ter a pior participação da história. Perdeu com Turquia (56-79), Espanha (73-87), Polónia (73-81), Reino Unido (85-73) e Lituânia (69-98) e terminou no 21.º lugar.