Mais

Eurobasket: Finlândia surpreende e elimina a Sérvia nos oitavos de final (86-92)

Nikola Jokic frente a Jacob Grandison
Nikola Jokic frente a Jacob GrandisonESRA BILGIN / ANADOLU / Anadolu via AFP
A Sérvia, com uma das melhores equipas do continente, dirigida por Svetislav Pesic e liderada por Nikola Jokic e com jogadores do calibre de Vasilije Micic, Filip Petrusev ou Nikola Jovic, está fora do Eurobasket. Nos oitavos de final, sim.

Recorde as incidências da partida

A Finlândia, que já tinha alcançado pela primeira vez os quartos de final no último Eurobasket, em que caiu perante a Espanha, fez um jogo épico frente à Sérvia. O arranque, tentando anular Jokic, não podia ter sido mais contundente: 1-11.

Mas os sérvios, liderados pela pontaria de Avramovic nos triplos e pela sua estrela dos Nuggets, foram reduzindo distâncias perante uma Finlândia que contava com Jantunen e Markkanen a um nível superior. 24-28 no final do primeiro quarto.

Nikola Jokic pegou na equipa no segundo quarto e virou o encontro. O poste chegou ao intervalo com 15 pontos e a Sérvia adquiriu quatro pontos de vantagem (48-44). Do outro lado, Markkanen tinha 16.

No recomeço ressurgiram os nórdicos, com um parcial de 0-5 e um triplo de Valtonen. Salin também acertava da zona de três pontos. A Sérvia marcava com Dobric e Jokic, mas a Finlândia liderava por dois pontos a um quarto do fim (66-68), depois de um minuto e meio sem pontos de nenhum dos lados. Previam-se 10 minutos finais apaixonantes.

Valtonen veste-se de herói

Aí destacou-se Mika Muurinen, um jovem talento finlandês que talvez seja demasiado temperamental. Mas a Sérvia recorreu a Guduric nos triplos e a Jokic com um 2+1 para voltar para a frente do marcador. Porém, a Finlândia virou o resultado e entrou nos dois minutos finais com quatro pontos de vantagem (78-82).

Um triplo de Nikola Jovic colocou os balcânicos a um ponto. Valtonen voltou a marcar de dois para a Finlândia e Guduric falhou um triplo; no ataque seguinte, Valtonen vestiu-se de herói com outro triplo, que colocou o +6 no marcador e significou o seu sétimo ponto consecutivo. Faltavam 53 segundos. Guduric voltou a falhar um triplo e a Finlândia tinha o jogo no bolso. Venceu por 86-92.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore