Basquetebol: Sporting vence na Luz e termina invencibilidade do Benfica (78-87)

Atualizado
Benfica perdeu dérbi
Benfica perdeu dérbiSL Benfica

Com uma grande exibição no pavilhão adversário, o Sporting venceu o dérbi da 13.ª jornada do campeonato de basquetebol e selou a primeira derrota do Benfica na prova.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Dia de dérbi no campeonato nacional de basquetebol. Depois da expressiva derrota na segunda jornada, no Pavilhão João Rocha, o Sporting foi até à Luz com desejo de vingança frente a um Benfica ainda invicto.

Os leões cedo mostraram ao que vinham. Com Diogo Ventura (23 pontos) de mão quente, começaram com um parcial de 0-9 que garantiu uma vantagem que nunca mais perderam. De resto, ao intervalo, os verdes e brancos venciam por 20 pontos de diferença (29-49), demonstrando uma eficácia assinalável na linha de três pontos (45%).

O Benfica sabia que o segundo tempo não podia ser tão mau e pese embora alguma melhoria sobretudo nos lançamentos de campo (50%), as águias continuaram a falhar da linha de lance livre (oito desperdiçados) e isso quase sempre impediu uma aproximação que fizesse tremer o adversário. Outro factor que ajuda a explicar o resultado tão equilibrado são os ressaltos ofensivos. O Sporting conseguiu 15, que resultaram em 15 pontos saídos de segunda oportunidade. Para se ter uma noção, o Benfica conseguiu apenas 29 ressaltos defensivos.

Nos últimos minutos, o Sporting desligou e permitiu a aproximação das águias para uma ponta final que ainda fez acreditar as bancadas da Luz, mas o triunfo acabou mesmo por ir para o outro lado da Segunda Circular.

Diogo Ventura terminou como o melhor marcador da partida (23 pontos), com um acerto de 60% da linha de três pontos. Maleeck Harden-Hayes (12 pontos e 10 ressaltos) foi outro dos destaques leoninos.

No Benfica, nota para Aaron Broussard (16 pontos e seis ressaltos) e Eduardo Francisco (16 pontos, com 50% em triplos).

Contas feitas, o Benfica lidera com 25 pontos, mais um que o Sporting, segundo classificado.

Outros resultados:

Vitoria SC 82-77 Imortal 

Galitos Barreiro 88-75 Esgueira

Vasco Da Gama 66-110 Ovarense