76ers forçam prolongamento, vencem Celtics e empatam série a 2-2 (116-115)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
76ers forçam prolongamento, vencem Celtics e empatam série a 2-2 (116-115)
42 pontos para Harden, o MVP do jogo
42 pontos para Harden, o MVP do jogo
AFP
Foi um grande jogo 4 esta domingo no Wells Fargo. Os Philadelphia tinham o jogo na mão, mas estiveram muito perto da derrota antes de conseguirem forçar o prolongamento e vencerem na etapa complementar, apesar de um lançamento certeiro que saiu das mãos de Marcus Smart depois de soar a buzina final. A série volta a estar empatada, agora 2-2, antes do regresso a Boston, casa dos Celtics.

Derrotados em casa no jogo 3, os Philadelphia 76ers não tiveram outra hipótese. Afinal de contas, sair de Massachusetts com o 1-3 na série significaria, provavelmente, o fim das suas ambições. Mas os Boston Celtics estavam determinados a fazer isso acontecer e o jogo estava destinado a ser uma dura batalha até ao último segundo.

Os 76ers tinham outros planos. Apesar de Jaylen Brown ter começado a toda a velocidade, a equipa da casa acelerou no final do primeiro período, com oito pontos seguidos que davam conforto na liderança. Uma vantagem que Philly não soube aproveitar, porque os Boston conseguiram encontrar o seu ritmo.

O jogo de longa distância era inexistente nos Celtics. Jayson Tatum não era muito empreendedor e também não era bem sucedido. Só Jaylen Brown - e em menor grau Malcolm Brogdon - conseguiu segurar as pontas da equipa. A dupla Harden-Embiid entrou em modo implecável, permitindo que os Sixers fossem para o descanso bem instalados no lugar do condutor com 59-50 no marcador.

A situação tornou-se crítica para os Boston após o intervalo. Os lançamentos não estavam a entrar, e James Harden estava a carregar na ferida. A diferença aumentou para quase 20 pontos, e os Celtics estavam à beira de um colapso. Mas acabam por reagir, encontrando um jogo coletivo mais fluido. No entanto, os 76ers mantinham controlo do jogo e do ritmo, com toda a gente a contribuir.

Jayson Tatum ressuscitou  e liderou uma recuperações que deixou os C's a apenas 9 pontos de distância no final do terceiro período. Depois para 6, os Sixers reagiram, mas não o suficiente. Os Celtics estavam lançados. Jaylen Brown e Jayson Tatum contribuíram para uma série de 13-4 que trouxeram os Boston ao empate a 5,25 minutos do fim. As defesas apertaram, mas uma distração permitiu a Al Horford colocar os Celtics na frente.

Os 76ers foram abaixo, Horford apareceu e Harden deu o seu melhor com o final de jogo a fervilhar. Smart e Brogdon trouxeram a artilharia de triplos e Boston ficou com uma vantagem de cinco pontos a 2 minutos do fim. Duas boas sequências defensivas e Philly recupera com 60 segundos no relógio. Smart, impecável da linha de lance livre, recoloca os C's na frente, mas Harden deu cabo da defesa e voltou a igualar o jogo. O último ataque foi para Boston, mas Smart falhou o lançamento aberto e a decisão ficou adiada para o prolongamento.

Um prolongamento que foi como o tempo regulamentar: tenso e apertado. Os Celtics estiveram na liderança, mas não conseguiram aumentar a vantagem e uma má falta de Smart deu a hipótese de Philly passar para a frente, desperdiçada por falta ofensiva de Embiid. Só que Horford falhou o prego no caixão e Embiid voltou a colocar os 76ers na frente antes de um triplo devastador de Tatum.

Mas Harden estava absolutamente imparável e levantou todo o Wells Fargo com um triplo esplêndido que colocou a equipa em vantagem. Smart ainda respondeu com um lançamento de três que dava a vitória... mas a bola saiu da mão já depois da buzina final ter soado. No final, 116-115 e a série continua ao rubro.