Reveja aqui as principais incidências da partida
Os texanos venceram por 132-119 em Los Angeles e vão defrontar os Oklahoma City Thunder nas meias-finais da Taça NBA, um torneio cujos jogos também contam para a época regular.
Os Thunder, actuais campeões, derrotaram os Phoenix Suns por 138-89 na quarta-feira, garantindo assim um início de época histórico.
Os Spurs esperam ter Wembanyama de volta para o confronto de sábado na Final Four da Taça, em Las Vegas, Nevada. Também no sábado, os New York Knicks e os Orlando Magic disputam o outro bilhete para a final, que será disputada na terça-feira.
Os Lakers procuravam levantar o seu segundo troféu nas três edições da Taça até agora realizadas, após a vitória na edição inaugural em 2023. O caminho parecia estar aberto quando os Spurs confirmaram que a estrela Wembanyama ainda não estava totalmente recuperada da sua lesão na barriga da perna.
Mas mesmo sem o poste francês, que perdeu o 12.º jogo consecutivo, os Spurs dominaram desde o primeiro quarto contra a equipa da casa, cujo trio de estrelas esteve abaixo das suas prestações habituais.
Luka Doncic terminou com 35 pontos, mas LeBron James e Austin Reaves ficaram com 19 e 15, respetivamente.
O base suplente Marcus Smart, com 26 pontos e oito bolas de três pontos, manteve vivas as esperanças da equipa da casa, que sofreu o maior número de pontos da época. Pelo lado de San Antonio, o jovem Stephon Castle brilhou com 35 pontos e 10 ressaltos, numa grande prestação da equipa, com sete jogadores a atingirem os dois dígitos.
Com uma grande subida de ritmo entre o primeiro e o segundo quartos, os Spurs conseguiram a sua primeira vantagem de quase 20 pontos com um grande lançamento exterior.
A multidão de Los Angeles acordou quando LeBron James, com quase 41 anos de idade, entrou na zona de marcação e fez um afundanço feroz sobre Luke Kornet, um poderoso poste de 2,16 metros de altura. Com esta jogada espetacular, os Lakers voltaram a estar a perder por 10 pontos (66-58) mesmo antes do intervalo, mas os Spurs não se deixaram intimidar.
Todas as tentativas de reviravolta em casa foram abafadas por Castle, De'Aaron Fox (20 pontos) ou pelo pivot Harrison Barnes (16), que, em conjunto, fizeram 15 lançamentos de três pontos.
"Só queríamos acelerar o jogo, aumentar o ritmo", disse Fox. "Sempre que recuperávamos a bola, queríamos jogar rápido, mas sem pressa."
