NBA: OKC Thunder continuam bom momento (113-105), Boston Celtics trava Pistons (117-114)

Jaylen Brown foi fundamental nos Boston Celtics
Jaylen Brown foi fundamental nos Boston CelticsBRIAN FLUHARTY / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O atual Jogador Mais Valioso da NBA, Shai Gilgeous-Alexander, superou uma indisposição para marcar 40 pontos e conduzir Oklahoma City à 10.ª vitória consecutiva na quarta-feira, enquanto a série de triunfos de Detroit foi interrompida ao fim de 13 jogos. Neemias Queta, lesionado, não jogou nos Celtics.

Oklahoma City Thunder 113-105 Minnesota Timberwolves

Gilgeous-Alexander, que esteve em dúvida até à hora do jogo devido a doença, somou ainda seis ressaltos, seis assistências e três roubos de bola, enquanto os campeões em título Thunder tornaram-se apenas a quinta equipa na história da Liga a iniciar uma época com 18-1 ou melhor, ao baterem Minnesota.

"Estamos a encarar isto dia após dia, desafio a desafio," afirmou Gilgeous-Alexander: "Seja o que for, encontramos sempre forma de sair por cima e impressiona-me a capacidade deste grupo para o conseguir."

Em Oklahoma City, Anthony Edwards, de Minnesota, e Gilgeous-Alexander protagonizaram um duelo clássico, com "Ant Man" a terminar com 31 pontos na derrota.

Edwards converteu um triplo a um minuto do fim, colocando os Timberwolves a 105-104, mas Chet Holmgren respondeu com outro triplo e Gilgeous-Alexander selou o triunfo com três lances livres nos instantes finais.

"Tivemos o controlo do jogo no início, mas sabíamos que eles iam lutar," comentou Gilgeous-Alexander: "Foi preciso fazermos jogadas em ambos os lados do campo nos momentos decisivos, encontrar forma de sair daqui com a vitória e conseguimos."

Quanto à indisposição, o canadiano mostrou-se confiante numa recuperação durante o feriado.

"Estou bem. Estou cansado," disse: "Amanhã é Dia de Ação de Graças. Vou comer bastante e recuperar energias, vou ficar bem."

Os Thunder, com o melhor registo da NBA (18-1), tornaram-se apenas a quinta equipa na história da Liga a começar uma época desta forma, sendo a primeira desde que os Golden State arrancaram com 19-0 na temporada 2015-16.

Os Thunder, invictos em casa, somam 3-0 no Grupo A Oeste da Taça NBA e podem garantir o pleno no grupo com uma vitória caseira na sexta-feira frente aos Phoenix.

Todos os jogos de quarta-feira integraram o torneio de meio da época da Taça NBA, que encerra a fase de grupos na sexta-feira. Toronto já garantiu o primeiro lugar do Grupo A Este e os Los Angeles Lakers asseguraram o título do Grupo B Oeste. Três vencedores de grupo e uma equipa repescada de cada conferência avançam para a fase a eliminar, que arranca a 9 de dezembro.

Minnesota ficou afastada da luta devido à derrota e à vitória dos Memphis Grizzlies após prolongamento em Nova Orleães por 133-128 (após prolongamento).

Boston Celtics 117-114 Detroit Pistons

Os Pistons, por sua vez, viram a sua série de vitórias chegar ao fim em Boston, onde um lance livre falhado por Cade Cunningham nos segundos finais foi decisivo na derrota.

Jaylen Brown somou 33 pontos e 10 ressaltos, enquanto Derrick White contribuiu com um máximo da época de 27 pontos, 25 deles na segunda parte, permitindo a Boston melhorar o seu registo para 10-8 na véspera do feriado de Ação de Graças nos EUA.

"É uma afirmação importante," disse White: "É divertido. Podemos aproveitar o Dia de Ação de Graças e depois temos outro desafio pela frente."

Em Boston, os 42 pontos de Cunningham, melhor registo do jogo, não chegaram para o líder da Conferência Este, Detroit (15-3).

Os Pistons falharam o recorde do clube de 14 vitórias consecutivas, partilhando assim a marca de 13 triunfos seguidos com as equipas de 1989/90 e 2003/04, que conquistaram títulos da NBA.

Dois lances livres de Anfernee Simons deram a Boston vantagem de 115-112 a 6,3 segundos do fim.

Cunningham, o melhor marcador da NBA no último período, foi alvo de falta pouco depois do meio-campo e lançou a bola para o cesto, com os árbitros a concederem-lhe três lances livres e a possibilidade de empatar o encontro. Converteu os dois primeiros, mas falhou o terceiro, perante o entusiasmo do público de Boston. Payton Pritchard, de Boston, marcou os dois últimos lances livres e Detroit já não conseguiu lançar ao cesto.

Com esta derrota, Orlando ficou isolado no topo do Grupo B Este da Taça NBA, com 3-0, e vai discutir o título do grupo frente aos Magic na sexta-feira em Detroit.

Brandon Ingram, que liderou Toronto com 26 pontos, converteu um lançamento a 0,6 segundos do fim, dando aos Raptors um triunfo por 97-95 frente a Indiana, prolongando a série vitoriosa de Toronto para nove jogos.

Os Miami Heat (13-6) aumentaram a sua série de vitórias para seis jogos com um triunfo caseiro por 106-103 frente aos Milwaukee Bucks (8-11), que somaram a sexta derrota consecutiva.

Tyler Herro foi o melhor marcador de Miami com 29 pontos, enquanto Bam Adebayo somou 17 pontos e 11 ressaltos.