NBA: Spurs resistem aos Pelicans, Suns superam Minnesota antes dos quartos da Taça

Dyland Harper, dos San Antonio Spurs, salta para um desarme de lançamento
Dyland Harper, dos San Antonio Spurs, salta para um desarme de lançamentoTyler Kaufman/Getty Images

Uma distribuição equilibrada de pontos permitiu aos Phoenix Suns superar os Minnesota Timberwolves por 105-108, apesar dos 40 pontos de Anthony Edwards na NBA, enquanto os San Antonio segurou os New Orleans Pelicans por 132-135.

Minnesota Timberwolves 105-108 Phoenix Suns

Phoenix, sem o seu melhor marcador Devin Booker devido a uma lesão na virilha, melhorou para 14-10 ao terminar a sequência de cinco vitórias dos Timberwolves, com Mark Williams a somar 22 pontos, liderando seis jogadores dos Suns com dois dígitos em pontos.

Os Spurs, ainda sem a estrela francesa Victor Wembanyama devido a uma distensão na barriga da perna esquerda que já o afastou de 11 jogos, contaram com 24 pontos de Harrison Barnes e 22 do suplente Dylan Harper para vencerem os Pelicans em casa.

Os Suns (14-10) e os Spurs (16-7) venceram os seus últimos encontros antes dos quartos de final da Taça da NBA, que se disputam na quarta-feira, com San Antonio a jogar no campo dos Los Angeles Lakers e Phoenix a deslocar-se a Oklahoma City, onde os Thunder, líderes da NBA com 23-1, tentarão prolongar a sua série de 15 vitórias consecutivas.

Os quartos de final da Taça da NBA arrancam na terça-feira com Miami a jogar em Orlando e Nova Iorque a defrontar Toronto.

Em Phoenix, os Suns também contaram com 19 pontos de Collin Gillespie e 18 de Dillon Brooks, que jogou limitado por dores no tendão de Aquiles esquerdo.

Um lançamento interior de Edwards a 8,9 segundos do fim aproximou Minnesota (15-9) para 106-105, mas Gillespie converteu dois lances livres a 6,3 segundos do final, e Jaden McDaniels falhou um triplo que poderia empatar o jogo, selando o destino dos T-Wolves.

"Somos um grupo resiliente", afirmou Brooks. "Jogamos com intensidade e sabemos encontrar soluções nos momentos decisivos. Mesmo quando não estamos a lançar bem, conseguimos fazer valer os pontos mais simples. Fomos mais fortes no final".

New Orleans Pelicans 132-135 San Antonio Spurs

Em Nova Orleães, a entrada de Harper a 9,1 segundos do fim colocou San Antonio na frente 132-133.

"No início do ano, estava um pouco inseguro. Hesitava", confessou Harper.

"Mas à medida que a época foi avançando, os treinadores e colegas incentivaram-me a ser eu próprio, por isso acho que jogadas como esta mostram que vou atacar o cesto independentemente do que aconteça".

Derik Queen – que conseguiu um triplo-duplo com 33 pontos, 10 ressaltos e 10 assistências para New Orleans – falhou um lançamento a 3,8 segundos do fim, depois fez falta sobre De'Aaron Fox, que converteu dois lances livres finais.

Saddiq Bey falhou um triplo que poderia empatar o jogo no último segundo, e os Pelicans, com o pior registo da NBA, caíram para 3-22, somando a sétima derrota consecutiva.

O base de San Antonio Stephon Castle, que esteve ausente nas últimas três semanas devido a uma lesão na anca, regressou e contribuiu com 18 pontos, cinco ressaltos e cinco assistências.

Indiana Pacers 116-105 Sacramento Kings

No outro jogo desta madrugada, os Indiana Pacers venceram em casa os Sacramento Kings por 116-105.

Andrew Nembhard liderou Indiana (6-18) com 28 pontos e 12 assistências, enquanto Bennedict Mathurin somou 25 pontos e Pascal Siakam contribuiu com 23.

Russell Westbrook conseguiu um triplo-duplo pelos Kings (6-18), com 24 pontos, 14 assistências e 13 ressaltos.