Heat e Celtics prometem ainda mais drama no jogo 7 com os Nuggets à espreita

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Heat e Celtics prometem ainda mais drama no jogo 7 com os Nuggets à espreita
Erik Spoelstra espera que a equipa lute até ao fim no jogo 7 da Conferência Este, na segunda-feira, contra os Boston
Erik Spoelstra espera que a equipa lute até ao fim no jogo 7 da Conferência Este, na segunda-feira, contra os Boston
AFP
Depois de um final surpreendente no jogo 6, que deixou os Boston Celtics em êxtase e os Miami Heat a tremer, as duas equipas têm agora de se recompor para voltarem a defrontar-se no jogo decisivo da final da Conferência Este da NBA, esta segunda-feira.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

E ninguém espera nada menos do que outra batalha épica em Boston. Com a eliminação pela frente, os Celtics venceram por 104-103 em Miami, no sábado, graças a um tapinha de Derrick White impróprio para cardíacos e empataram (3-3) a série das finais da Conferência Este.

Os Heat estiveram a menos de um segundo de garantir um lugar nas finais da NBA contra os Denver Nuggets, mas depois de liderarem a série por 3-0, Miami pode ficar agora do lado errado da história e tornar-se na primeira equipa a ser eliminada depois de conseguir uma vantagem tão confortável.

O momento e a forma sugerem que os Celtics estão em vias de completar uma reviravolta sem precedentes, mas o treinador dos Heat, Erik Spoelstra, foi rápido a lembrar que a sua equipa tem o hábito de recuperar quando está em baixo.

Os Miami perderam o primeiro jogo de play-in contra os Atlanta antes de vencer os Chicago e garantir a qualificação para os play-offs como oitavo classificado.

Em seguida, os Heat derrotaram os Milwaukee Bucks, primeiros cabeças de série, antes de afastarem os New York Knicks e ganharem uma surpreendente vantagem de três jogos sobre os Boston.

"Estamos a fazer isto da maneira mais difícil, houve algumas derrotas que nos esmagaram, em que fizemos as coisas certas, mas caíram cestos no último segundo nas vitórias contra nós", disse Spoelstra, que ganhou dois campeonatos da NBA com os Heat.

"O espírito competitivo deste grupo nunca será negado. Mesmo depois de jogos como aquele (jogo 6), voltamos sempre no jogo seguinte e arranjamos maneira de ganhar. É isso que temos de fazer agora".

Erik Spoelstra, treinador dos Miami Heat
AFP

Mas para isso é preciso mais do que espírito competitivo e a mentalidade correta - os Heat precisam que a estrela Jimmy Butler recupere a forma do início da série.

Nos primeiros três jogos das finais da Conferência Leste, Butler acertou 46% dos lançamentos de campo, mas nos últimos três esse número desceu para 36,5% e, no sábado, concretizou apenas 5 de 21 tentativas de lançamento.

Para piorar a situação, Bam Adebayo fez apenas 4 em 16 tentativas, mas Spoelstra disse que esses números não lhe interessam.

"Estou-me nas tintas para o que eles fizeram. Estávamos a ganhar por um. Podemos ganhar isto a jogar da forma mais feia de sempre. Não me interessa a percentagem de lançamento dos rapazes", disse ele.

"É da vontade de competir que estou a falar, e aqueles tipos vão esforçar-se - isto são os play-offs."

"Não é hora de comemorar"

Jayson Tatum, que liderou os Celtics com 31 pontos no sábado, sabe que a equipa tem de se livrar rapidamente do sentimento de júbilo causado pela forma como venceu.

"Todos nós sabemos que não é hora de comemorar", disse ele. "Não conquistámos nada. Ganhámos um grande jogo que tínhamos de ganhar de forma incrível. Estamos orgulhosos da forma como jogámos, orgulhosos da forma como resolvemos o problema".

"Mas o trabalho está longe de estar terminado. (Miami) é uma grande equipa, uma equipa muito bem treinada, e temos de estar prontos na segunda-feira. Ainda não acabou. Ambas as equipas querem muito isto - ao mais alto nível. Eles querem-no. Nós queremo-lo. Os rapazes estão a competir em ambos os lados, a dar tudo o que têm".

"Gostamos de fazer parte de séries e jogos como este. Dá-nos o melhor de nós. Vai ser difícil na segunda-feira, de certeza", apontou.