Era o principal nome apontado a uma troca antes do Trade Deadline e confirmou-se. De acordo com o the Athletic, Trae Young vai deixar os Atlanta Hawks e rumar aos Washington Wizards.
Uma troca que vai mandar o veterano base CJ McCollum e o extremo Corey Kispert para Atlanta. A oficialização deverá surgir nas próximas horas.
Escolhido no Draft de 2018, Trae Young foi alvo de uma troca ainda antes da entrada na NBA, com os Atlanta Hawks a preferirem o jovem base a um tal de Luka Doncic que seguiu para os Dallas Mavericks. Desde então tem uma média de 25,2 pontos e 9,8 assistências em 493 jogos na NBA, com uma percentagem de 35,1% de triplos.
Números que já lhe valeram quatro escolhas para o All-Star, uma seleção para All-NBA Third Team (2022), mas que em termos coletivos não tiveram repercussão. O melhor que conseguiu foi uma final da Conferência Este, em 2021, que os Hawks perderam diante dos Milwaukee Bucks, numa eliminatória em que não contaram com Young nos jogos quatro e cinco, devido a lesão.
Com um contrato até 2027, mas uma opção de jogador de 49 milhões de dólares para a próxima época, o que permite alguma flexibilidade a uns Washington Wizards em reconstrução. A equipa da capital espera casar Young com a dupla francesa Alexandre Sarr e Bilal Coulibaly e mesmo assim reter espaço salarial suficiente para reforçar a equipa no próximo verão.
Para já, o plano será não apressar Trae Young, que se encontra a debelar problemas físicos. Até porque Washington negociou a escolha de primeira ronda no próximo Draft com os New York Knicks, mas com uma proteção que permite mantê-la se ficar entre as oito primeiras posições do Draft. E com apenas 10 vitórias em 36 jogos esse parece um cenário cada vez mais provável.
