Brooklyn Nets 126-130 a.p Boston Celtics
Os Boston Celtics, impulsionados pelo triplo-duplo de Jaylen Brown (27 pontos, 10 ressaltos e 12 assistências), superaram os Nets após dois prolongamentos em Brooklyn.
Payton Pritchard foi o melhor marcador dos Celtics com 32 pontos e Michael Porter Jr liderou os Nets com 30. O português Neemias Queta esteve 28:21 minutos em campo e registou seis pontos, cinco ressaltos e três assistências.
O poste dos Brooklyn, Nic Claxton, empatou o jogo a 104-104 com um afundanço a 1,9 segundos do fim do tempo regulamentar.
Após cinco mudanças de liderança no primeiro prolongamento, o rookie espanhol dos Celtics, Hugo Gonzalez, converteu um triplo que voltou a empatar a partida e forçou o segundo prolongamento, no qual os Celtics nunca estiveram em desvantagem.
Oklahoma City Thunder 114-117 Indiana Pacers
Os Pacers, de regresso a Oklahoma City pela primeira vez desde a derrota no jogo sete da final da época passada, entraram fortes e fecharam o primeiro período a vencer por 39-28, conseguindo depois travar todas as investidas dos Thunder.
Gilgeous-Alexander marcou 15 pontos no último período, numa altura em que os Thunder, que estavam a perder por 12 a 4:44 do fim, conseguiram por duas vezes reduzir a diferença para apenas um ponto.
O atual Jogador Mais Valioso converteu dois lances livres e colocou os Thunder a apenas 115-114, com 7,8 segundos para jogar, mas Jarace Walker respondeu com dois lances livres e selou o triunfo para Indiana.
Walker admitiu que esta vitória "sem dúvida" teve um sabor especial para os Pacers, que caíram para o pior registo da Liga (11-35) com Tyrese Haliburton afastado esta época devido à rotura do tendão de Aquiles sofrida na derrota do jogo sete.
"Depois da forma como saímos no ano passado, este jogo estava claramente marcado no calendário e foi uma grande vitória coletiva".
Andrew Nembhard somou 27 pontos e 11 assistências para Indiana. Walker contribuiu com 26 pontos e Pascal Siakam juntou mais 21. O treinador de Oklahoma City, Mark Daigneault, reconheceu que o arranque lento da sua equipa foi um obstáculo difícil de ultrapassar.
"Acho que jogámos razoavelmente bem, apesar de não termos tido uma grande noite de lançamento", afirmou Daigneault.
"Estivemos ao nível para vencer durante 36 minutos, mas precisávamos de 48. Mérito para eles, jogaram os 48 minutos e conseguiram travar-nos sempre que tentámos recuperar".
Detroit Pistons 104-111 Houston Rockets
Em Detroit, a estrela dos Houston Kevin Durant apontou 32 pontos em 11 lançamentos convertidos em 19 tentativas, ajudando os Rockets a pôr fim à série de quatro vitórias consecutivas dos Pistons, líderes do Este.
Com o jogo empatado ao intervalo, os Rockets dominaram o terceiro período por 34-20 e assumiram o controlo, sem nunca estarem em desvantagem no último quarto.
Alperen Sengun somou mais 19 pontos para os Rockets, que vinham de uma derrota no prolongamento em Filadélfia no dia anterior.
Amen Thompson contribuiu com 15 pontos, nove ressaltos e sete assistências para Houston – levando a melhor nos números sobre o seu irmão gémeo Ausar, que fez 12 pontos, oito ressaltos e três assistências pelos Pistons.
Jalen Duren liderou os Pistons com 18 pontos, enquanto Cade Cunningham regressou após uma ausência por lesão e somou 12 pontos e oito assistências.
Atlanta Hawks 110-103 Phoenix Suns
Os Phoenix Suns perderam por 110-103 frente aos Hawks em Atlanta, numa derrota ainda mais dolorosa devido à saída do base estrela Devin Booker depois de torcer o tornozelo no final do terceiro período.
Booker já tinha somado 31 pontos antes de abandonar o encontro, numa altura em que os Suns venciam por 91-84.
Onyeka Okongwu marcou 25 pontos para Atlanta e Jalen Johnson acrescentou 23 pontos e 18 ressaltos.
Outros resultados:
Cleveland Cavaliers 123-118 Sacramento Kings
