Dallas Mavericks 121-123 Charlotte Hornets
Numa noite de domínio absoluto, o extremo de 19 anos, que foi a primeira escolha do Draft da NBA do ano passado, converteu um triplo decisivo para empatar a partida a 121-121 quando faltavam pouco mais de 30 segundos. No entanto, nos instantes finais, Flagg perdeu a posse de bola e, de imediato, correu para o outro lado do campo e fez falta sobre o também rookie Kon Knueppel, que converteu os dois lances livres.
Flagg ainda falhou um lançamento que podia ter empatado o encontro na última jogada, terminando assim a sua noite histórica com um sabor agridoce. Ainda assim, com os seus 49 pontos, Flagg ultrapassou largamente o recorde estabelecido há quase meio século por Cliff Robinson, que tinha marcado 45 pontos aos 19 anos, em 1980.
Foi a terceira derrota consecutiva para os Mavericks, mas a quinta vitória seguida para os modestos Hornets, que ocupam a 11.ª posição na Conferência Este. O rookie dos Charlotte, Knueppel – colega de quarto e de equipa de Flagg na universidade – também alcançou o melhor registo da carreira, com 34 pontos.
Noutros jogos, os líderes da NBA, Oklahoma City Thunder, sofreram uma derrota de fio a pavio por 123-111 no reduto dos Minnesota Timberwolves, apesar de mais uma exibição de 30 pontos do atual MVP Shai Gilgeous-Alexander.
A estrela dos Timberwolves, Anthony Edwards, afirmou que esta vitória expressiva serviu de vingança pela derrota de Minnesota frente aos Thunder nas finais da Conferência Oeste do ano passado.
"Para mim é pessoal, porque eles eliminaram-nos no ano passado e têm o MVP em título", disse Edwards: "E penso que um triunfo destes mostra... se trouxermos intensidade defensiva todas as noites, vamos estar bem."
Joel Embiid e Tyrese Maxey somaram juntos 77 pontos, permitindo aos Philadelphia 76ers arrancar uma vitória por 113-111 frente aos Sacramento Kings.
Maxey, de 25 anos, que tem superado frequentemente os colegas mais experientes esta época, ultrapassou a marca dos 40 pontos pela quinta vez esta temporada, juntando ainda oito assistências e quatro ressaltos.
O veterano camaronês Embiid somou 37 pontos, mas na jogada decisiva da noite entregou a bola ao colega mais jovem, que atacou o cesto e marcou o lançamento vencedor a cinco segundos do fim.
Dillon Brooks estabeleceu um novo máximo de carreira com 40 pontos na vitória por 114-96 dos Phoenix Suns sobre os líderes da Conferência Este, Detroit Pistons.
E os Washington Wizards venceram por 109-99 os Milwaukee Bucks, que não contaram com o lesionado Giannis Antetokounmpo – alvo de intensos rumores de transferência antes do fecho do mercado na próxima semana.
