NBA: Curry lidera os Warriors frente aos Timberwolves (85-111), Raptors vencem os Thunder (101-103)

Curry deu mais um passo para se consolidar na história da NBA
Curry deu mais um passo para se consolidar na história da NBAAFP

Stephen Curry marcou 26 pontos e conduziu os Golden State Warriors a uma vitória por 111-85 sobre os Minnesota Timberwolves este domingo, alcançando mais um marco na NBA, ainda que ofuscado pela agitação em Mineápolis.

Minnesota Timberwolves 85-111 Golden State Warriors

Curry, o melhor triplista de sempre da Liga, igualou Paul Pierce na 19.ª posição da lista de melhores marcadores de sempre, ao terminar o encontro com 26.397 pontos.

Depois de ter sido dúvida até à hora do jogo devido a dores no joelho, o base não teve a sua melhor noite de lançamento, acertando apenas 7 em 18 tentativas. No entanto, converteu todos os nove lances livres, somou sete assistências e ainda quatro dos 20 roubos de bola dos Warriors, numa partida em que os Golden State estiveram quase sempre na frente, e que tinha sido adiada de sábado após agentes federais terem abatido o cidadão norte-americano Alex Pretti durante a atual operação de repressão à imigração em Mineápolis.

A morte de Pretti ocorreu menos de três semanas depois de um agente de imigração ter abatido Renee Good na mesma cidade do Midwest.

"Sentiu-se claramente o peso da cidade", afirmou o extremo dos Golden State Moses Moody, que somou 19 pontos, oito ressaltos e dois desarmes de lançamento: "Não consigo imaginar muitas ocasiões em que tanta gente se reúne no meio de uma situação destas, por isso sentiu-se mesmo esse peso."

Anthony Edwards marcou 32 pontos e conquistou 11 ressaltos, sendo o melhor dos Timberwolves, que somaram a quinta derrota consecutiva.

O treinador dos Golden State, Steve Kerr, afirmou que sentiu que a equipa da casa estava "a sofrer."

"Achei o ambiente nas bancadas dos mais estranhos e tristes em que já participei", disse Kerr sobre um encontro que começou com um minuto de silêncio em homenagem a Pretti e em que os adeptos pediram a saída dos agentes federais de imigração da sua cidade.

Oklahoma City Thunder 101-103 Toronto Raptors

Os Toronto Raptors, impulsionados pelos 23 pontos e 11 ressaltos de Immanuel Quickley, impuseram à equipa líder da Liga, os Oklahoma City Thunder, a segunda derrota consecutiva.

Num último período muito equilibrado, dois triplos seguidos de Quickley deram aos Toronto uma vantagem de 101-97 a 1:16 minutos do fim, e os Raptors seguraram o quarto triunfo consecutivo.

Shai Gilgeous-Alexander marcou 24 pontos, mas ficou-se apenas por três no último quarto para os Thunder, que continuam a deter o melhor registo da Liga, com 37-10.

Zion Williamson e Saddiq Bey marcaram 24 pontos cada, levando os New Orleans Pelicans a vencer os Spurs por 104-95 em San Antonio.

Victor Wembanyama foi o melhor dos Spurs, com 16 pontos, numa equipa que chegou a estar a perder por 20, recuperou de uma desvantagem de 14 pontos à entrada do último período e ainda passou para a frente por cinco, mas não conseguiu manter a vantagem.

Entretanto, a histórica tempestade de inverno que atinge os Estados Unidos levou ao cancelamento de dois jogos – o encontro dos Memphis Grizzlies em casa frente aos Denver Nuggets, e o dos Milwaukee Bucks frente aos Dallas Mavericks no Wisconsin.

Os Mavs, que não conseguiram viajar como previsto após a derrota caseira frente aos Los Angeles Lakers na noite de sábado, tentaram novamente no domingo, mas depois de várias horas no aeroporto, não conseguiram partir e o jogo foi cancelado.

Cade Cunningham somou 29 pontos e 11 assistências para os Pistons, líderes da Conferência Este, na vitória expressiva por 139-116 sobre os Sacramento Kings em Detroit.