Flagg, de 18 anos, consensualmente apontado como o melhor jogador universitário dos Estados Unidos quando era caloiro na Universidade de Duke na época passada, é o segundo mais jovem a ser selecionado em primeiro lugar. A superestrela LeBron James era oito dias mais novo quando foi escolhido em primeiro lugar em 2003 pelos Cleveland Cavaliers.
"É uma sensação surreal", disse Flagg depois que seu nome foi chamado na arena Barclays Center dos Brooklyn Nets, onde sua família estava ao seu lado: "Estou apenas a recordar os momentos na minha cabeça, de pé, a ouvir o meu nome, e foi tudo tão rápido. Parece um borrão, mas sinto-me muito abençoado e honrado por estar aqui."
Os Mavericks venceram as probabilidades de conseguir a primeira escolha na lotaria do sorteio e, como era de esperar, levaram Flagg, que teve uma média de 19,2 pontos, 7,5 ressaltos, 4,2 assistências, 1,4 roubos de bola e 1,4 desarmes de lançamento por jogo nos Blue Devils, que perderam com Houston nas meias-finais do torneio universitário da NCAA.
O jogador de 2,06 metros de Maine é um extremo versátil e pode ser o jogador que os adeptos dos Mavericks precisam para deixar de lado a indignação provocada pela troca de Luka Doncic pelo jogador do Los Angeles Lakers por Anthony Davis em fevereiro. Essa troca desfez uma equipa que tinha chegado às finais da NBA em 2024 e os Mavericks foram eliminados no torneio de play-in deste ano.
Mas com Flagg a ser agora a terceira escolha número um no plantel dos Mavs, a par de Davis e Kyrie Irving, Dallas estará de olhos postos noutra corrida aos play-offs.
"Estou ansioso para ter sucesso e ganhar muitos jogos, com certeza", disse Flagg:"Estou sempre a dizer que estou entusiasmado por ser uma esponja, por ir lá abaixo e aprender, por estar rodeado de tipos de calibre superior e por poder aprender com eles."
Os San Antonio Spurs escolheram o base Dylan Harper, da Universidade de Rutgers, com a segunda escolha geral - o terceiro ano consecutivo em que os Spurs escolhem os quatro primeiros.
Em 2023, os Spurs fizeram da estrela francesa Victor Wembanyama a principal escolha e, no ano passado, escolheram Stephon Castle com a quarta escolha geral - ambos ganharam as honras de Rookie of the Year. Harper, filho do pentacampeão da NBA Ron Harper, teve uma média de 19/4 pontos por jogo, com 48,4% de aproveitamento dos lançamentos - números espantosos para um caloiro.
Os Philadelphia 76ers, cuja ladainha de lesões na época passada incluiu o prolongado problema no joelho de Joe Embiid, que fez com que a sua época terminasse em fevereiro, e lesões na virilha e no joelho que interromperam a época de Paul George, escolheram VJ Edgecomb, natural das Bahamas, que jogou na Universidade de Baylor.
O colega de equipa de Flagg na Duke, Kon Knueppel, foi para os Charlotte Hornets como quarta geral e Ace Bailey, de Rutgers, foi para os Utah como número cinco.
Khaman Maluach, que jogou pelo seu país natal, o Sudão do Sul, no Campeonato do Mundo de 2023 e nos Jogos Olímpicos de Paris e jogou pela Duke, vai para os Phoenix Suns depois de ter sido selecionado em 10.º lugar.
O poste chinês Yang Hansen, que deveria ter sido selecionado na segunda ronda, foi a surpresa da 16.ª escolha e vai para os Portland Trail Blazers após uma troca com os Memphis Grizzlies. Yang é o nono jogador da China a ser recrutado para a NBA e o primeiro desde 2016.
Yang teve uma média de 16,6 pontos, 10,5 ressaltos e 2,6 blocos por jogo na Associação Chinesa de Basquetebol na época passada.
Quando o nome foi chamado, o poste de 1,80 metros chegou ao palco vindo das bancadas, não tendo sido colocado na sala de espera com os prováveis candidatos à primeira ronda.