Mais

NBA: Doncic apresentado aos adeptos dos Lakers, que vencem os Warriors (120-112)

Atualizado
Doncic feliz em campo pelos Lakers
Doncic feliz em campo pelos LakersRONALD MARTÍNEZ / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Luka Doncic foi apresentado aos seus novos fãs dos Lakers, embora ainda tenha de esperar algumas horas (ou mesmo dias) para vestir a camisola da nova equipa pela primeira vez.

LA Lakes 120-112 Golden State Warriors

O fenómeno esloveno, que chegou de surpresa no fim de semana vindo dos Dallas Mavericks em troca de Anthony Davis, foi a estrela da janela de transferências da NBA, que terminou na quinta-feira.

As bancadas da Crypto.com Arena, em Los Angeles, explodiram em aplausos quando a sua nova estrela apareceu no meio da arena para fazer uma vénia antes do início do jogo contra os Golden State Warriors.

Antes, JJ Redick não excluiu a possibilidade de Doncic, afastado desde o Natal com uma lesão na barriga da perna, se estrear contra os Pacers no sábado, embora tenha dito que o mais provável é que a estreia seja adiada para segunda-feira, contra os Utah Jazz.

Jimmy Butler, outro grande nome do mercado, também compareceu perante os jornalistas em Los Angeles pela primeira vez desde que se juntou aos Warriors de Stephen Curry.

"Estou muito feliz por voltar a jogar basquetebol", disse Butler, suspenso por indisciplina pelos Miami Heat, a equipa de quem tinha sido dispensado.

"Com uma organização tão boa como esta e com tanto talento... Estou muito feliz por ter a oportunidade de ajudar a fazer algo especial", disse. "É para isso que estou aqui, para conseguir o que toda a gente quer: um campeonato".

No plano desportivo, LeBron James levou a melhor no duelo particular contra Stephen Curry, depois de marcar 42 pontos, apanhar 17 ressaltos e distribuir oito assistências.

"Um motivo de orgulho"

Na quinta-feira, a antiga estrela dos Cleveland Cavaliers juntou-se a Michael Jordan como os dois únicos jogadores na história da NBA a marcarem pelo menos 40 pontos depois de completarem 40 anos.

"O que é que eu penso sobre isso? Estou mais velho", disse com uma risada sobre essa marca. "Preciso de um copo de vinho e dormir um pouco".

"O mais importante é a vitória, mas sempre que sou nomeado ou (colocado) na categoria de qualquer um dos grandes, é sempre um motivo de orgulho", comentou.

Na sua exibição, James fez seis triplos, três dos quais consecutivos no segundo quarto, o último dos quais quase do meio campo.

Com um físico e uma ambição inesgotáveis, LeBron tem uma média de 24,1 pontos, 7,6 ressaltos e 9,1 assistências esta época e deverá fazer a sua 21ª participação no All-Star na próxima semana.

Do outro lado, Curry também deslumbrou, aos 36 anos, em mais uma batalha contra o seu bom amigo LeBron, também seu colega de equipa no triunfo olímpico dos EUA em Paris-2024 e anteriormente adversário em quatro finais consecutivas.

O base marcou 37 pontos e liderou a resistência dos Warriors, que chegaram a estar a 26 pontos de distância no final da partida.

Os anfitriões seguraram a 10ª vitória nos últimos 12 jogos, o que os deixa em quinto lugar na Conferência Oeste.

Minnesota Timberwolves 127-114 Houston Rockets

Enquanto a visão do esloveno nas linhas laterais aguçava o apetite dos adeptos dos Lakers pela sua estreia, Anthony Edwards, estrela de Minnesota, estava ocupado a bater um recorde de Doncic.

Edwards marcou 41 pontos e levou os Timberwolves a uma vitória em casa sobre os Houston Rockets.

Um dia depois da sua explosão de 49 pontos que levou os T'Wolves à vitória sobre Chicago, Edwards estabeleceu o recorde da franquia para a maioria dos jogos de 40 pontos com 14, ultrapassando Karl-Anthony Towns.

O jogador de 23 anos fez cinco triplos e tornou-se o mais jovem jogador da NBA a atingir 1.000 triplos na carreira, superando a marca estabelecida por Doncic - que fez isso quando tinha 24 anos e 286 dias de idade.

Boston Celtics 120-127 Dallas Mavericks

Entretanto, os Mavericks, impulsionados por um arranque fulgurante de Klay Thompson, venceram os Celtics, campeões da NBA, em Boston, numa desforra das finais da NBA.

A estreia de Davis em Dallas foi novamente adiada, uam vez que continua a recuperar de uma distensão abdominal.

Mas Thompson, adquirido na época baixa, deu muito poder de fogo, marcando 23 dos seus 25 pontos, o máximo da sua equipa, na primeira parte, para colocar os Mavericks no caminho da vitória, no seu primeiro regresso a Boston desde que caíram no quinto jogo da série do campeonato da época passada.

Kyrie Irving acrescentou 19 pontos para o Mavericks, que chegou a liderar por 27 pontos.

Jaylen Brown liderou a pontuação de Boston com 25 pontos e Jayson Tatum e Kristaps Porzingis somaram 17 cada um, antes de o técnico do Celtics, Joe Mazzulla, retirar os seus titulares no quarto período. Neemias Queta jogou 9:35 e registou seis pontos, dois ressaltos e uma assistência.

Denver Nuggets 112-90 Orlando Magic

Noutros jogos, Nikola Jokic, produziu o seu 24º triplo-duplo da temporada, acumulando 28 pontos, 10 ressaltosa e 12 assistências antes de ficar de fora do quarto período da vitória dos Denver Nuggets sobre os Orlando Magic.

Los Angeles Clippers 112-119 Indiana Pacers

Pascal Siakam marcou 33 pontos e ganhou 11 ressaltos para os Indiana Pacers, que eliminaram uma desvantagem de 22 pontos e venceram os Los Angeles Clippers fora de casa.