NBA: Duplo-duplo de Neemias na vitória dos Celtics (115-101), Hornets surpreeendem OKC (97-124)

Neemias em plano de destaque no triunfo dos Celtics
Neemias em plano de destaque no triunfo dos CelticsWINSLOW TOWNSON / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Os Boston Celtics continuam em boa forma e derrotaram os Chicago Bulls, por 115-101, com o português Neemias Queta em evidência. Os Charlotte Hornets esmagaram (97-124) o campeão da NBA, Oklahoma City Thunder, numa noite em que o líder da Conferência Este, Detroit, assinou uma vitória de afirmação diante dos New York Knicks.

Boston Celtics 115-101 Chicago Bulls

A temporada de Neemias Queta em Boston continua em destaque neste arranque de 2026, com o português a voltar a contribuir de forma decisiva na vitória dos Boston Celtics diante do conjunto de Chicago.

O poste português, que esteve 24:35 minutos em campo, registou um duplo-duplo, ao fazer 13 pontos e ganhar 13 ressaltos, juntando a isso uma assistência, numa partida onde cometeu apenas uma falta.

A equipa de Joe Mazulla conseguiu uma vantagem inicial confortável, ao terminar o primeiro período com 17 pontos de diferença (31-14) que os Bulls nunca conseguiram reduzir para voltar a entrar na discussão do resultado.

Além dos pontos de Neemias, destaque para Anfernee Simons (27 pontos) e Payton Pritchard (21 pontos). Do lado de Chicago, o duplo-duplo de Vucevic (15 pontos e 15 ressaltos) revelou-se insuficiente.

Oklahoma City Thunder 97-124 Charlotte Hornets

Os Hornets, que ocupam o 12.º lugar da Conferência Este, dominaram em Oklahoma City, onde os Thunder, líderes da Liga, sofreram apenas a sua sétima derrota da época, mas a segunda consecutiva, depois do desaire frente aos Phoenix Suns no domingo.

Brandon Miller apontou 28 pontos e Kon Knueppel somou mais 23 para os Hornets, que conquistaram 52 ressaltos contra apenas 33 dos Thunder e tiveram vantagem de 23-13 em pontos de segunda oportunidade.

Nem mesmo os 20 turnovers dos Hornets, que resultaram em 26 pontos para os Thunder, conseguiram ajudar OKC, que nunca esteve na frente após os minutos iniciais e acertou apenas 36,6 por cento dos lançamentos de campo.

O MVP da NBA, Shai Gilgeous-Alexander, liderou cinco jogadores dos Thunder em dígitos duplos, ao marcar 21 pontos, mas a série de 24 vitórias consecutivas dos OKC frente a equipas da Conferência Este chegou ao fim.

O treinador dos Thunder, Mark Daigneault, garantiu que Oklahoma City não vai entrar em pânico depois de perder seis dos últimos 12 jogos, após um arranque de época impressionante de 24-1.

"Vamos analisar como fazemos em todos os jogos, tirar lições e depois virar a página para tentarmos ser uma equipa melhor", afirmou, depois de os Thunder terem ficado abaixo dos 100 pontos pela primeira vez esta temporada.

Detroit Pistons 121-90 New York Knicks

Em Detroit, Cade Cunningham marcou 29 pontos e fez 13 assistências, impulsionando os Pistons para um triunfo por 121-90 sobre os Knicks, num duelo entre as duas melhores equipas da Conferência Este.

Detroit elevou o seu registo para 27-9 e aumentou a vantagem no topo do Este para quatro jogos sobre os Boston Celtics – que ultrapassaram os Knicks no segundo lugar da conferência com a vitória frente aos Chicago Bulls.

Javonte Green contribuiu com 17 pontos a partir do banco para Detroit e Jaden Ivey somou mais 16 para uma equipa dos Pistons privada dos titulares lesionados Tobias Harris e Jalen Duren.

Jalen Brunson foi o melhor marcador dos Knicks com 25 pontos, mas contou com pouco apoio na pontuação. Miles McBride somou 17 a partir do banco e Mikal Bridges marcou 10, mas Karl-Anthony Towns ficou-se apenas pelos seis pontos, com um em quatro lançamentos, e OG Anunoby converteu apenas um em três lançamentos, terminando com cinco pontos.

"Obviamente sabíamos que este jogo tinha um sabor especial", afirmou Cunningham sobre o primeiro reencontro entre as equipas desde que os Knicks eliminaram os Pistons na 1.ª ronda dos play-offs da época passada.

"Mas estamos apenas a tentar dar continuidade ao que temos feito ao longo do ano e a manter o nosso embalo".

Brunson manteve os Knicks por perto no início, com 12 pontos no primeiro quarto, e os Knicks estavam apenas a um ponto de distância após um final forte de um período inicial muito equilibrado.

No entanto, nove turnovers no segundo quarto permitiram aos Pistons dilatar a vantagem para 64-54 ao intervalo.

Os 15 pontos de Cunningham no terceiro quarto igualaram o registo dos Knicks nesse período – o quarto com menos pontos da época para a equipa de Nova Iorque, deixando os Pistons com o controlo total do encontro.

O treinador dos Knicks, Mike Brown, admitiu que a equipa não conseguiu igualar a intensidade física dos Pistons.

"É bastante simples. Eles deram-nos uma lição de físico. Não há volta a dar", disse.

Outros resultados:

Toronto Raptors 118-100 Atlanta Hawks

Houston Rockets 100-97 Phoenix Suns

Philadelphia 76ers 124-125 a.p Denver Nuggets

Los Angeles Clippers 103-102 Golden State Warriors

Portland Trail Blazers 137-117 Utah Jazz