Mais

NBA: Equipa C vence a final do Rising Stars e vai disputar o All-Star

Stephon Castle, da Equipa C, ganhou o prémio MVP do torneio Rising Stars
Stephon Castle, da Equipa C, ganhou o prémio MVP do torneio Rising StarsEZRA SHAW / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
O estreante Stephon Castle, dos San Antonio Spurs, marcou 12 pontos e levou a Equipa C a uma vitória por 25-14 sobre a Equipa G-League na final do Rising Stars, na sexta-feira, e a qualificar-se para o Jogo All-Star propriamente dito.

A competição Rising Stars deu início ao fim de semana All-Star no Chase Center em São Francisco, casa dos Golden State Warriors.

Numa final rápida, em que a primeira equipa a marcar 25 pontos venceu, a Equipa C - treinada pelo membro do Hall da Fama Chris Mullin - esteve em desvantagem por 12-8, mas conseguiu a vitória.

A sua recompensa será um confronto difícil no All-Star Game de domingo - reformatado como um mini-torneio com duas meias-finais e uma final, todas a serem disputadas com uma pontuação alvo de 40.

Os campeões do Rising Stars - formados por jogadores de destaque na primeira e segunda temporadas - estreiam-se no domingo contra a equipa All-Star escolhida pelo treinador honorário Shaquille O'Neal, que conta com superestrelas como LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant, Jayson Tatum, Jaylen Brown, Damian Lillard, Kyrie Irving e James Harden.

Castle, que foi nomeado o Jogador Mais Valioso do Rising Stars, estava ansioso pelo desafio.

"Todos nós queríamos jogar no domingo", disse Castle, que também deu o passe para Keyonte George, base de segundo ano do Utah Jazz, fazer o triplo que venceu o jogo: "Todos nós queríamos ganhar. Estávamos perdendo no início, mas voltamos, lutamos e vencemos".

E ele tinha uma mensagem para os nomes de destaque da liga selecionados como All-Stars.

"Estejam prontos para nós", disse Castle:"Não nos descartem. Estamos aqui para ganhar."

O colega de equipa Dalton Knecht, um novato dos Los Angeles Lakers, estava ansioso por ter a oportunidade de enfrentar o seu ilustre colega de equipa James - o melhor marcador de sempre da NBA - no palco do All-Star.

"Estou prestes a jogar meu primeiro All-Star Game, é uma loucura, como novato", disse Knecht: "Vamos tentar conseguir essa vitória."

A ação de sexta-feira começou com dois jogos das meias-finais, em que a primeira equipa a marcar 40 pontos venceu.

Bryce McGowens, um base da afiliada da G-League de Portland, Rip City Remix, lançou o triplo vencedor do jogo quando a equipa do campeoanto desenvolvimento da NBA conseguiu uma reviravolta de 40-39 da Equipe M - que apresentava gémeos Amen e Ausar Thompson - o quarto e quinto escolhas no draft de 2023 junto com Bilal Coulibaly - a sétima escolha geral do draft em 2023.

O extremo do Detroit Pistons, Ausar Thompson, disse que achava que os jogadores da G-League saíram com algo a provar.

"Aquela equipa queria mesmo mais do que nós", afirmou.

Na outra meia-final, George marcou 10 pontos e Castle somou seis - incluindo o golo da vitória - na vitória da Equipa C sobre a Equipa T por 40-34.

Gradey Dick, o segundo jogador de Toronto, liderou a Equipa T com 12 pontos, enquanto Zaccharie Risacher, de Atlanta - a primeira escolha geral do draft de junho passado - terminou com quatro pontos e Alex Sarr, a segunda escolha geral, marcou três.