NBA: Excecional Brunson leva os Knicks à primeira final da Taça (120-132)

Brunson brilha frente a Orlando na Taça NBA
Brunson brilha frente a Orlando na Taça NBAISHIKA SAMANT / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O consagrado Jalen Brunson conduziu os New York Knicks à primeira final da Taça NBA, na vitória por 120-132 frente aos Orlando Magic, este sábado, em Las Vegas, Nevada.

Recorde aqui as incidências do encontro

O base marcou 40 pontos, o registo mais elevado do encontro, garantindo assim um duelo pela coroa na terça-feira contra os San Antonio Spurs, de Victor Wembanyama, que bateram os Oklahoma City Thunder, de Shai Gilgeous-Alexander.

"O treinador acendeu o fogo em nós no primeiro quarto. O primeiro desconto de tempo mudou tudo", afirmou Brunson, de 29 anos, no final do jogo na T-Mobile Arena.

A excelente forma ofensiva dos Knicks revelou-se demasiado para uns Orlando fustigados por lesões, que nesta meia-final viu a série recente de Nova Iorque aumentar para nove desaires em 10 jogos.

Após um primeiro quarto eletrizante, em que ambas as equipas marcaram com facilidade, os Magic lideravam por 36-33. Nova Iorque lançou-se ao ataque no início do segundo quarto, aproveitando um lançamento falhado de Desmond Bane para passar para a frente graças a Josh Hart.

"Entrámos em campo e fizemos exatamente o que dissemos que queríamos fazer, que era jogar o basquetebol dos Knicks", destacou o poste dominicano-americano Karl-Anthony Towns.

Os Knicks cederam brevemente a vantagem pouco depois do intervalo, quando Bane voltou a colocar os Magic na frente com uma bandeja em contra-ataque.

Orlando sente as ausências

Mas Orlando acabou por não conseguir acompanhar o ritmo de Jalen Brunson, que no final do terceiro quarto deixou o base rival Anthony Black sentado impotente no chão antes de converter um triplo em suspensão. Jalen Suggs somou 26 pontos, o melhor registo da equipa de Orlando, mas não conseguiu terminar o encontro após sofrer uma aparente lesão no lado esquerdo do tronco.

Os Magic, que encerraram a sua melhor participação na competição com uma derrota em seis jogos, também sentiram a ausência do extremo alemão Franz Wagner, o seu melhor marcador esta época, afastado devido a uma lesão no tornozelo esquerdo.

A Taça NBA, um torneio a eliminar a meio da época que vai já na sua 3.ª edição, está a ser um enorme sucesso junto dos adeptos e dos jogadores. Agora oferece aos Knicks uma oportunidade tentadora de conquistar o seu primeiro troféu desde 1973.

Além do título, os jogadores disputam também um prémio monetário (pouco mais de 450.000 euros para cada elemento da equipa vencedora), o que acrescenta emoção aos duelos, poucas semanas após o arranque da época regular da NBA.