NBA: LeBron James ainda sem certezas em relação ao futuro

LeBron James em ação pelos Los Angeles Lakers
LeBron James em ação pelos Los Angeles LakersWALLY SKALIJ / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

LeBron James não faz ideia se vai jogar para além desta época, a sua 23.ª na NBA, mas o astro já tem alguns projetos em mente para os dias de reforma.

O extremo dos Los Angeles Lakers, de 41 anos, falou no domingo antes do Jogo All-Star da NBA, afirmando que o seu futuro enquanto jogador para lá desta temporada continua incerto.

"Sim, quero viver", disse James sobre os seus planos para depois da época. "Quando souber, vocês também saberão. Não sei. Não faço ideia. Só quero viver, é só isso."

James, o melhor marcador de sempre da NBA e quatro vezes Jogador Mais Valioso da liga, garantiu que a incerteza quanto ao seu futuro não vai afetar o seu empenho em levar os Lakers ao título da NBA, o que seria o quinto para "King James" numa carreira histórica.

"Isto é o início da reta final para os play-offs, por isso não tem nada a ver com isso", afirmou James. "A mesma motivação, a mesma mentalidade. Já ultrapassámos a maratona e agora está prestes a começar o sprint. Acho que todos percebem isso."

James tem uma média de 22,0 pontos, 7,1 assistências, 5,8 ressaltos e 1,1 roubos de bola por jogo esta época pelos Lakers, que ocupam o quinto lugar da Conferência Oeste com um registo de 33-21.

Depois de ter lidado com ciática no início da época, James afirma que a saúde será um fator crucial para os Lakers no que resta de uma temporada marcada por lesões de estrelas como Luka Doncic e outros jogadores.

"O nosso sucesso vai depender, obviamente, da nossa saúde e da nossa equipa técnica colocar-nos nas melhores condições. Acho que eles vão dar-nos o plano de jogo todas as noites. Mas, no que toca ao que temos para trabalhar, temos mesmo de ir para o campo e ver. Não tivemos muitas oportunidades disso este ano", disse James.

James já referiu que gostaria de ser proprietário de uma equipa da NBA quando terminar a carreira de jogador, mas esse está longe de ser o único objetivo para depois de pendurar as sapatilhas.

"Tenho muitas coisas em cima da mesa nas quais posso investir, se assim o quiser, e essa é uma delas. Há outros projetos que também vou continuar a explorar e perceber o que me vai entusiasmar e motivar numa fase pós-carreira. Mas, neste momento, estou totalmente focado no presente", disse James sobre a possibilidade de ser dono de uma equipa da NBA.

Seja o que for que James venha a fazer nos próximos 10 a 15 anos, espera-se que seja memorável.

"Penso que, aos 45, 50 ou 55 anos, quero sobretudo criar bons momentos e divertir-me com a minha família e os meus amigos. É uma das minhas paixões, criar memórias que fiquem para sempre. Sem dúvida, isso é o mais importante para mim, criar coisas que nunca, jamais esqueceremos. A minha família e os meus amigos, é isso que mais aguardo", afirmou James.