NBA: LeBron James vai jogar como suplente no seu 22.º All-Star

LeBron James não será protagonista no All-Star da NBA
LeBron James não será protagonista no All-Star da NBABrad Mills-Imagn Images

Depois de ter sido excluído do cinco inicial pela primeira vez desde 2004, LeBron James foi escolhido este domingo como um dos jogadores suplentes para o All-Star da NBA, a 15 de fevereiro em Los Angeles.

O extremo dos Los Angeles Lakers aumentou assim a sua sequência de convocatórias para 22 consecutivas, um dos inúmeros recordes que soma na sua carreira.

"22 seguidas... Nada mau. Sinto-me abençoado, honrado, mesmo", afirmou LeBron aos jornalistas no balneário do Madison Square Garden enquanto se preparava para o duelo frente aos New York Knicks.

James manteve o seu estatuto de All-Star na sua 23.ª época, que poderá ser a última, na principal liga de basquetebol norte-americana.

Sem revelar nada sobre o seu futuro, James apresenta médias impressionantes de 21,9 pontos, 5,8 ressaltos e 6,6 assistências, mas só participou em 30 dos 47 jogos dos Lakers devido a vários problemas físicos.

Desde que foi escolhido como número um do Draft de 2003, o melhor marcador da história só ficou de fora do All-Star na sua época de rookie.

Desde a sua estreia em 2005, a sua presença entre os titulares manteve-se intocável até que, a 19 de janeiro, foi anunciado o grupo dos 10 escolhidos deste ano.

A sua ausência no cinco inicial da Conferência Oeste foi vista por muitos como o início do fim de uma era na NBA, com King James como figura central, com quatro títulos e 10 finais disputadas.

Desta vez, adeptos, jogadores e jornalistas elegeram como titulares Stephen Curry (Warriors), Shai Gilgeous-Alexander (Thunder), Luka Doncic (Lakers), Victor Wembanyama (Spurs) e Nikola Jokic (Nuggets).

A sequência de LeBron ficou então nas mãos dos treinadores, responsáveis por escolher os 14 jogadores que vão começar no banco o jogo de exibição no Intuit Dome, o futurista pavilhão dos Los Angeles Clippers.

No anúncio de domingo, transmitido pela NBC, foram revelados um a um os nomes dos suplentes do Oeste: Anthony Edwards (Timberwolves), Jamal Murray (Nuggets), Kevin Durant (Rockets), Devin Booker (Suns), Deni Avdija (Trail Blazers), Chet Holmgren (Thunder) e, desvendando o mistério, LeBron James.

Olhares postos em Antetokounmpo

Jamal Murray, campeão em 2023 com Denver, Holmgren e Avdija vão estrear-se como All-Star, enquanto Kevin Durant soma a sua 16.ª convocatória.

A Durantula, de 37 anos, só é superado na lista pelo próprio LeBron (22), Kareem Abdul-Jabbar (19) e Kobe Bryant (18).

Os Clippers, anfitriões do evento, ficaram sem representação apesar de terem realizado um mês e meio quase perfeito com Kawhi Leonard (27,7 pontos de média) e James Harden (25,4).

Na Conferência Este, os suplentes escolhidos foram Donovan Mitchell (Cavaliers), Karl-Anthony Towns (Knicks), Jalen Johnson (Hawks), Pascal Siakam (Pacers), Norman Powell (Heat), Scottie Barnes (Raptors) e Jalen Duren (Pistons).

A lista já conhecida dos titulares do setor é composta por Jalen Brunson (Knicks), Cade Cunningham (Pistons), Tyrese Maxey (Sixers), Jaylen Brown (Celtics) e Giannis Antetokounmpo (Bucks).

O All-Star vai estrear este ano um novo formato em que duas equipas de jogadores dos Estados Unidos e um conjunto de estrelas internacionais vão disputar um mini-torneio de jogos de 12 minutos.

A distribuição dos 24 jogadores pelos três conjuntos será conhecida na próxima terça-feira.

O combinado internacional poderá ser composto pelos canadianos Gilgeous-Alexander e Murray, o esloveno Doncic, o israelita Avdija, o francês Wembanyama, o sérvio Jokic, o camaronês Siakam e o grego Antetokounmpo.

A presença de Antetokounmpo, no entanto, está seriamente em dúvida devido a uma lesão nos gémeos.

O eventual substituto do grego ficará a cargo do comissário da NBA, Adam Silver. Caso o substituto seja norte-americano, o conjunto internacional poderá ser completado com algum jogador de dupla nacionalidade, como Karl-Anthony Towns.