NBA: Morant conduz Grizzlies frente aos Magic (126-109), Durant bate Nowitzki (119-110)

Ja Morant foi decisivo para os Memphis Grizzlies na vitória em Londres.
Ja Morant foi decisivo para os Memphis Grizzlies na vitória em Londres.GLYN KIRK / AFP

A estrela de Memphis regressou em grande após a lesão no domingo, somando 24 pontos e 13 assistências para liderar a sua equipa no triunfo por 126-109 diante de Orlando.

Memphis Grizzlies 126-109 Orlando Magic

Ja Morant, que no início desta época teve alguns desentendimentos com a equipa técnica dos Grizzlies e que este mês esteve envolvido em rumores de mercado enquanto recuperava de uma lesão na barriga da perna, deixou tudo para trás no jogo de gala na O2 Arena.

"Foi fantástico", afirmou ao regressar ao campo. "Sobretudo poder fazê-lo — é a primeira vez que disputo um jogo oficial fora do país... precisava disto".

A expectativa era elevada para o décimo jogo da Liga NBA em Londres, o primeiro desde 2019, embora as tensões transatlânticas se tenham feito sentir quando um espectador gritou "Deixem a Gronelândia em paz" durante a atuação do hino nacional americano por Vanessa Williams, numa referência ao plano do presidente Donald Trump de assumir o controlo do território autónomo dinamarquês.

Os Grizzlies chegaram a ter uma vantagem de 33 pontos, assumindo o comando com 40 pontos logo no primeiro quarto. Memphis tem vindo a habituar-se a ser recuperado após vantagens de dois dígitos, como aconteceu na quinta-feira em Berlim frente ao Orlando, quando desperdiçou 20 pontos de margem na primeira parte.

O treinador de Orlando Jamahl Mosley afirmou que a energia de Morant foi determinante para impedir os Magic de voltarem a recuperar no domingo.

"A sua velocidade, intensidade e nível de energia: quando entra em campo é muito difícil de travar", comentou Mosley. "É um raio quando ataca o cesto".

Morant fez-se notar desde cedo, somando 20 pontos e 10 assistências só na primeira parte. Após o encontro, questionado sobre os rumores de que os Grizzlies estariam dispostos a ouvir propostas de troca por si, Morant deu a entender que não pretende sair.

"Quem me conhece aqui sabe que sou uma pessoa muito leal", disse. "Tenho o logótipo nas costas, por isso deve ser claro onde quero estar".

O australiano Jock Landale marcou 21 pontos vindo do banco para os Grizzlies, que tiveram seis jogadores a terminar com dois dígitos em pontos. A equipa fechou com 52,7% de eficácia de lançamento, incluindo 13 triplos convertidos.

Os Magic, por seu lado, tiveram dificuldades em encontrar ritmo ofensivo, com Anthony Black como melhor marcador, com 19 pontos. A estrela Paolo Banchero somou apenas seis pontos na primeira parte, terminando com 16.

Houston Rockets 119-110 New Orleans Pelicans

Nos outros jogos da NBA de domingo, Kevin Durant subiu ao sexto lugar na lista dos melhores marcadores de sempre da NBA, enquanto os Houston Rockets venceram os New Orleans Pelicans 119-110.

Durant ultrapassou o antigo ídolo dos Dallas Mavericks Dirk Nowitzki com um lance livre no último período, superando os 31.560 pontos de Nowitzki.

"Significa muito", afirmou Durant após o jogo. "O Dirk foi um exemplo para mim e até joguei contra ele. Sinto-me grato por estar entre os grandes. E fazê-lo aqui, em casa, foi incrível".

Denver Nuggets 87-110 Charlotte Hornets

No Colorado, os Charlotte Hornets (16-27) conseguiram uma surpreendente vitória frente aos Denver Nuggets bastante afetados pelas lesões.

Brandon Miller foi o melhor marcador de Charlotte com 23 pontos frente a uma Denver sem o lesionado Nikola Jokic e Aaron Gordon. Denver desce para 29-14 mas mantém-se na 3.ª posição da Conferência Oeste.

Outros resultados:

Sacramento Kings 110-117 Portland Trail Blazers

Los Angeles Lakers 110-93 Toronto Raptors