Mais

NBA: Neemias com duplo-duplo e recorde de ressaltos no triunfo sobre os Cavs (125-105)

Neemias Queta em destaque nos Celtics
Neemias Queta em destaque nos CelticsBrian Fluharty / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP / Profimedia

Neemias Queta somou o terceiro duplo-duplo da carreira, com 10 pontos e 13 ressaltos, um recorde, no triunfo caseiro dos Boston Celtics sobre os Cleveland Cavaliers (125-105), na ronda de quarta-feira da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

Boston Celtics 125-105 Cleveland Cavaliers

Em 25.39 minutos, o poste português, titular pela quinta vez, em cinco jogos, destacou-se sobretudo nas tabelas, conseguindo um novo recorde de ressaltos - tinha 12 como máximo, em 23 de dezembro de 2023, no reduto dos Los Angeles Clippers (145-108).

O 88 dos Celtics somou ainda três assistências e três roubos de bola, outro recorde de carreira (tinha dois como máximo, em sete ocasiões), num jogo em que só cometeu um turnover e uma falta, perante a oposição credenciada de Jarrett Allen (16 pontos e seis ressaltos).

Em matéria de lançamentos, Neemias acertou três de cinco tiros de campo, falhando o primeiro triplo tentado da temporada, e marcou quatro de seis lances livres.

Com o português em campo, os Celtics marcaram mais 25 pontos do que os Cavaliers, sendo, de todos os jogadores utilizados pelas duas equipas, o que teve o melhor registo neste capítulo.

A grande figura do encontro, e dos anfitriões, foi Jaylen Brown, autor de 30 pontos, cinco ressaltos e quatro assistências, secundado pelo suplente Sam Hauser, que somou 21 pontos, à custa de sete triplos, em 13 tentados.

Nos forasteiros, o melhor foi Evan Mobley, com 19 pontos, 11 ressaltos e quatro assistências.

Os Celtics somaram o segundo triunfo consecutivo, depois de três derrotas a abrir, enquanto os Cavs contabilizaram o segundo desaire, também em cinco jogos.

A formação de Boston, que entrou para 2025/26 sem ambições de título, face às saídas de Jrue Holiday, Kristaps Porzingis e Al Horford e à grave lesão sofrido por Jayson Tatum, volta a jogar na sexta-feira, no reduto dos Philadelphia 76ers, num embate que também conta para a NBA Cup.

Denver Nuggets 122-88 New Orleans Pelicans

Nikola Jokic alcançou o seu quarto triplo-duplo consecutivo, ao liderar os Denver Nuggets numa vitória expressiva por 122-88 frente aos New Orleans Pelicans.

O astro sérvio, três vezes eleito MVP da NBA, juntou-se a Oscar Robertson (1961) e a Russell Westbrook (2020) como os únicos jogadores da história a abrir uma época com quatro triplo-duplos seguidos.

Jokic terminou o encontro com 21 pontos, 12 ressaltos e 10 assistências, antes de ser poupado no último período, já com o resultado decidido.

“Só tento jogar da forma certa e espero que tudo corra a meu favor”, afirmou Jokic, que soma agora 168 triplo-duplos na carreira, o terceiro melhor registo da história, atrás de Westbrook (203) e Robertson (181).

Nem foi preciso recorrer ao craque sérvio no quarto período, depois de uma impressionante sequência de 24-0 no terceiro quarto, que permitiu aos Nuggets ampliarem a vantagem para 36 pontos.

Com este resultado, Denver sobe para 3-1, enquanto os Pelicans, liderados pelos 21 pontos de Jeremiah Fears e 11 de Zion Williamson, continuam sem vencer, com quatro derrotas em quatro jogos.

“Mesmo na primeira parte tínhamos uma vantagem de 15 ou 16 pontos, mas desperdiçámo-la. Depois, na segunda parte, tudo correu bem, tanto no ataque como, sobretudo, na defesa. Foi um terceiro período excelente, e o objetivo é repetir quartos assim no futuro”, completou Jokic.

Minnesota Timberwolves 115-116 Los Angeles Lakers

Austin Reaves foi o herói dos Los Angeles Lakers, ao marcar o cesto decisivo a 1,1 segundos do fim, garantindo o triunfo por 116-115 frente aos Minnesota Timberwolves, em Minneapolis.

Com a superestrela LeBron James afastada devido a ciática e Luka Doncic ainda a recuperar de lesão, Reaves assumiu o protagonismo e somou 28 pontos e 16 assistências pelos Lakers.

A equipa de Los Angeles chegou a liderar por 20 pontos no terceiro período e por 16 no último, antes da reação dos Timberwolves. Sem o lesionado Anthony Edwards, Minnesota passou momentaneamente para a frente, por 115-114, graças a uma penetração de Julius Randle a 10,2 segundos do fim, mas Reaves respondeu no último instante e selou a vitória.

Nos outros jogos da noite, os Chicago Bulls, que vivem o melhor arranque desde 2021, subiram para 4-0 com uma vitória caseira por 126-113 sobre os Sacramento Kings.

O jovem extremo Matas Buzelis foi a figura em destaque, com 27 pontos, liderando seis jogadores dos Bulls a pontuar em dois dígitos. Josh Giddey contribuiu com 20 pontos e 12 assistências, enquanto Nikola Vucevic acrescentou 13 pontos e 14 ressaltos.

Zach LaVine, que foi transferido dos Bulls para os Kings na época passada, marcou 30 pontos no regresso a Chicago, onde foi homenageado no ecrã gigante durante o primeiro período.

Toronto Raptors 121-139 Houston Rockets

Os Houston Rockets, impulsionados pelos 31 pontos do veterano Kevin Durant, bateram os Toronto Raptors por 139-121, somando o segundo triunfo consecutivo após duas derrotas no arranque da época.

Brooklyn Nets 112-117 Atlanta Hawks

Os Atlanta Hawks resistiram aos Brooklyn Nets, ainda sem vitórias, por 117-112, apesar de terem perdido o base estrela Trae Young devido a uma entorse no joelho direito logo no primeiro período.

Young lesionou-se ao chocar com o colega Mouhamed Gueye debaixo do cesto e foi rapidamente afastado do resto do encontro.

Outros resultados:

Detroit Pistons 135-116 Orlando Magic

Chicago Bulls 126-113 Sacramento Kings

Dallas Mavericks 107-105 Indiana Pacers

Utah Jazz 134-136 Portland Trail Blazers

Phoenix Suns 113-114 Memphis Grizzlies