NBA: Neemias começa no banco e Celtics perdem (114-111), Knicks vencem 76ers (109-112)

Derrick Rose foi homenageado pelos Bulls
Derrick Rose foi homenageado pelos BullsGEOFF STELLFOX / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Os Boston Celtics começaram a partida diante dos Chicago Bulls com Neemias Queta no banco e foram derrotados, esta madrugada, em casa dos Chicago Bulls, por 114-111. Os New York Knicks levaram a melhor num duelo aceso frente aos Philadelphia 76ers por 112-109 no sábado, com Jalen Brunson a somar 31 pontos e a ajudar a recolocar a época da sua equipa nos eixos.

Chicago Bulls 114-111 Boston Celtics

Sem Neemias Queta no cinco inicial, os Celtics saíram derrotados da visita a Chicago, caindo por 114-111 frente aos Bulls. A formação da casa viveu uma noite especial no United Center, que serviu de palco à homenagem a Derrick Rose, com a camisola número 1 a ser oficialmente retirada e erguida ao teto da arena, ao lado dos números históricos de Michael Jordan e Scottie Pippen.

Num ambiente marcado pela carga emocional do momento, os Bulls mostraram maior eficácia nos instantes decisivos e conseguiram superar a resistência de Boston. Desta vez, ao contrário do que vinha acontecendo, Neemias Queta começou o encontro no banco, acabando por ser lançado ao longo da partida e contribuindo com 6 pontos, 3 ressaltos, 2 roubos de bola e 1 desarme de lançamento em 24 minutos em campo.

Coby White destacou-se como a principal figura do encontro, ao assinar 22 pontos e 7 assistências. Do lado dos Celtics, Jaylen Brown esteve em grande plano, somando 33 pontos, 8 ressaltos e 5 assistências, mas a sua exibição não chegou para evitar o desaire da equipa de Boston.

Philadelphia 76ers 109-112 New York Knicks

Os Knicks esperam ter dado a volta à situação com duas vitórias consecutivas, depois de um triunfo esmagador por 54 pontos frente aos Brooklyn Nets na quarta-feira, que pôs fim a uma série negativa em que perderam nove dos últimos doze jogos.

A equipa de Nova Iorque segurou uma vantagem de três pontos nos derradeiros 10 segundos, com Tyrese Maxey, dos Sixers, a falhar um triplo sob pressão antes de OG Anunoby roubar a bola a Joel Embiid.

Em ambas as situações, as reclamações de Philadelphia por falta intencional foram rejeitadas pelos árbitros.

"Calma... não facilitamos a nossa tarefa, mas gostei da forma como lutámos", afirmou Brunson, ao ser questionado sobre como a sua equipa resistiu aos momentos finais de tensão.

"Obviamente, passámos por uma fase má e conseguimos superá-la. Aconteceu, e agora temos de continuar a subir".

O poste dos Sixers, Embiid – melhor marcador do encontro com 38 pontos, 11 ressaltos e cinco assistências – disse aos jornalistas que tanto ele como Maxey tinham sido "claramente alvo de falta".

O astro camaronês-americano Embiid dominou a primeira parte, somando 28 pontos e dando aos 76ers uma vantagem de 64-60 ao intervalo.

Mas os Knicks reagiram em força, superando os Sixers por 30-13 no terceiro período, fase em que Embiid não conseguiu marcar qualquer ponto.

Os Knicks chegaram a dispor de uma vantagem de 17 pontos, antes de Philadelphia responder com 11 pontos consecutivos no último quarto, lançando um final emocionante na Xfinity Mobile Arena.

Os Knicks (27-18) ocupam agora o terceiro lugar da Conferência Este, enquanto os 76ers estão na sexta posição (24-20).

Dallas Mavericks 110-116 Los Angeles Lakers

Luka Doncic somou 33 pontos na vitória dos Los Angeles Lakers frente à sua antiga equipa, os Mavericks, num regresso triunfal a Dallas para o astro esloveno.

Doncic – que foi ovacionado ao entrar no recinto texano onde foi idolatrado pelos adeptos durante sete épocas de sucesso – somou ainda 8 ressaltos e 11 assistências.

Foi a segunda vez que Doncic regressou à antiga casa dos Mavericks desde a polémica transferência de fevereiro de 2025, e soma agora quatro vitórias em outros tantos duelos frente à sua ex-equipa.

Este triunfo pôs fim à melhor sequência da época dos Mavericks, que vinham de quatro vitórias consecutivas – um registo bem diferente dos Lakers, que tinham perdido seis dos nove jogos anteriores.

Doncic afirmou que o pavilhão de Dallas é "sempre um lugar especial para mim," brincando ao dizer que ao intervalo chegou a "ir para o outro túnel... fiquei um pouco confuso".

O encontro começou com o veterano LeBron James a marcar de um lado e o número 1.º do draft de 2025, Cooper Flagg – 22 anos mais novo – a responder de imediato do outro.

Logo no início, Doncic tornou-se o jogador mais jovem da história da NBA a atingir o seu 1.500.º triplo em carreira.

Os Lakers chegaram ao intervalo a vencer por 65-52 e ameaçaram disparar para uma vantagem de 13 pontos, antes de Dallas responder com 16 pontos sem resposta.

O jogo teve várias reviravoltas, com os Mavericks a ampliarem a diferença para 15 pontos no último quarto, antes de nova reação dos Lakers.

James reduziu a desvantagem para nove com um roubo de bola, uma corrida até ao cesto e um afundanço poderoso, e um triplo de Rui Hachimura colocou novamente os Lakers na frente a pouco mais de dois minutos do fim.

Jogo adiado em Minnesota

Noutros jogos, a visita dos Golden State Warriors aos Minnesota Timberwolves foi adiada para domingo, depois de agentes federais de imigração terem abatido um homem em Mineápolis, o que originou novos protestos.

"A decisão foi tomada para dar prioridade à segurança da comunidade de Mineápolis", referiu a NBA em comunicado.

Outros resultados:

Orlando Magic 105-119 Cleveland Cavaliers

Utah Jazz 116-147 Miami Heat