NBA: Neemias lesiona-se na vitória dos Celtics (138-129), Thunder imparáveis (122-95)

Neemias lesionou-se no tornozelo
Neemias lesionou-se no tornozeloMADDIE MEYER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O português Neemias Queta voltou a fazer parte do cinco inicial, mas lesionou-se na receção aos Orlando Magic, num encontro que os Boston Celtics venceram por 138-129. O atual Jogador Mais Valioso da NBA, Shai Gilgeous-Alexander, marcou 37 pontos e os campeões em título, Oklahoma City Thunder, vingaram a sua única derrota da época ao baterem Portland por 122-95 este domingo.

Boston Celtics 138-129 Orlando Magic

O poste português foi titular, mas saiu após seis minutos, depois de sofrer uma entorse no tornozelo esquerdo, ao contestar um afundanço de Anthony Black, quando o jogo estava empatado (13-13).

A lesão, no entanto, não será grave, tendo em conta que os Boston Celtics consideraram "duvidoso" o regresso de Neemias à quadra no jogo desta noite. Porém, o poste acabou por nem regressar ao banco.

No período em que esteve em jogo, Neemias fez seis pontos e ganhou dois ressaltos.

Já sem Neemias, os Celtics confirmaram o triunfo com Jaylen Brown em destaque, ao somar 35 pontos. Anfernee Simons fez 23 pontos vindo do banco para Boston, enquanto o suplente dos Magic, Jeff Hoard, registou 30 pontos.

Oklahoma City Thunder 122-95 Portland Trail Blazers

Os Thunder, a jogar em casa, melhoraram o seu registo para o melhor da NBA, 17-1, e alargaram a sua série vitoriosa para nove jogos ao derrotarem os Trail Blazers, que tinham impedido um arranque perfeito ao vencerem em Portland a 5 de novembro.

Gilgeous-Alexander converteu 13 em 18 lançamentos de campo, dois em três de triplo e todos os seus nove lances livres, somando ainda sete assistências, cinco ressaltos e dois roubos de bola.

"Ele é um assassino e todos sabemos disso", afirmou o colega Ajay Mitchell sobre Gilgeous-Alexander. "Vê-lo nesse estado é sempre um prazer".

Oklahoma City tornou-se apenas a quinta equipa da NBA nos últimos 30 anos a iniciar uma época com 17-1, juntando-se a Cleveland na época passada, Golden State em 2015, Dallas em 2002 e Chicago em 1996.

Mitchell saiu do banco para marcar 20 pontos, com oito em oito lançamentos de campo e dois em dois de triplo.

"Feliz pela vitória. Feliz pelo meu desempenho. Estou satisfeito", disse Mitchell. "(O segredo foi) estar preparado e pronto para os 48 minutos. Entrámos bem e mantivemos o ritmo. É isso que temos de continuar a fazer em todos os jogos".

Isaiah Hartenstein somou 15 ressaltos para os Thunder, que passaram a 7-0 em casa.

Utah Jazz 106-108 Los Angeles Lakers

Os Los Angeles Lakers, liderados pelos 33 pontos e 11 ressaltos de Luka Doncic, aumentaram a sua série de vitórias para quatro jogos com um triunfo em Utah.

LeBron James, no seu primeiro jogo fora de casa esta época após ter estado afastado devido a ciática, marcou 17 pontos em 34 minutos, com oito em 18 lançamentos, mas falhou os quatro lançamentos de três pontos. Repartiu ainda oito assistências e seis ressaltos.

Austin Reaves contribuiu com 22 pontos e 10 ressaltos para os Lakers, que passaram a 12-4.

Keyonte George, o melhor marcador de Utah com 27 pontos, falhou um triplo nos segundos finais, selando o triunfo dos Lakers.

Phoenix Suns 111-102 San Antonio Spurs

Em Phoenix, Dillon Brooks marcou 25 pontos e Devin Booker somou 24, liderando os Suns, anfitriões, frente aos San Antonio Spurs.

Os Spurs, sem o lesionado Victor Wembanyama, caíram para 11-5, vendo interrompida uma sequência de três vitórias.

Outros resultados:

Atlanta Hawks 113-110 Charlotte Hornets

Cleveland Cavaliers 120-105 Los Angeles Clippers

Toronto Raptors 119-109 Brooklyn Nets