NBA: Neemias na vitória dos Celtics (100-110), Cunningham lidera os Pistons frente aos Nuggets (124-121)

Neemias Queta em ação
Neemias Queta em açãoReuters

O poste português voltou a estar em bom plano no triunfo dos Celtics em casa dos Dallas Maverics (100-110), na madrugada desta quarta-feira. Cade Cunningham marcou 29 pontos e os Detroit Pistons resistiram a uma recuperação tardia dos Denver Nuggets para garantir uma vitória por 124-121, num duelo que pode antever uma final da NBA, esta terça-feira.

Dallas Mavericks 100-110 Boston Celtics

Os Boston Celtics mantêm-se na 3.ª posição da tabela, também com 32-18, depois de vencerem os Dallas Mavericks por 110-100 no Texas.

A jovem sensação dos Mavs, Cooper Flagg, voltou a brilhar no American Airlines Center com uma exibição de 36 pontos, mas Dallas nunca conseguiu aproximar-se verdadeiramente de uns Celtics que lideraram desde o final do primeiro período.

Os 33 pontos de Jaylen Brown foram o melhor registo dos Celtics, com Payton Pritchard a somar 26 pontos vindo do banco.

Neemias Queta foi novamente titular e acabou por estar em destaque. O poste português terminou com oito pontos (dois lançamentos falhados em seis tentativas), oito ressaltos (todos defensivos) e três assistências. A isto juntou ainda um roubo de bola e um desarme de lançamento a Cooper Flagg. Com um +/- de 10, só foi superado por Baylor Scheierman (16) e Derrick White (14).

Detroit Pistons 124-121 Denver Nuggets

Os líderes da Conferência Este, Detroit, pareciam encaminhar-se para um triunfo tranquilo depois de alcançarem uma vantagem de 20 pontos no início do terceiro período, após um segundo quarto em que marcaram 37 pontos. Mas a estrela dos Denver, Nikola Jokic, respondeu com 10 pontos no terceiro quarto e Jamal Murray somou 14 pontos no último período, reduzindo a diferença dos Pistons para apenas um dígito nos minutos finais.

Cunningham, contudo, esteve à altura do desafio, convertendo dois lances livres decisivos nos instantes finais, dando a Detroit uma vantagem de cinco pontos a nove segundos do fim, selando assim o triunfo dos Pistons.

Jamal Murray foi o melhor marcador dos Denver, com 32 pontos, enquanto Jokic terminou com 24 pontos, 15 ressaltos e quatro assistências.

Todos os cinco titulares de Detroit terminaram com dois dígitos, com Cunningham a contar com o apoio dos 20 pontos de Duncan Robinson – incluindo seis triplos – e Jalen Duren, que somou 19 pontos.

O triunfo dá a Detroit um registo de 37-12 no topo da Conferência Este, com uma vantagem de cinco jogos e meio sobre os New York Knicks, que prolongaram a sua série de vitórias para sete jogos ao baterem os Washington Wizards por 101-132, esta terça-feira.

Mikal Bridges marcou 23 pontos e Jalen Brunson acrescentou 21, numa vitória sem contestação dos Knicks, que chegaram a liderar por 41 pontos no último período. Os Knicks somam agora 32-18.

Na Conferência Oeste, os atuais campeões da NBA, Oklahoma City Thunder, tornaram-se a primeira equipa esta época a alcançar 40 vitórias, ao derrotarem os Orlando Magic por 128-92.

Oklahoma City disparou para uma vantagem de 25 pontos no final do primeiro período e geriu o jogo com tranquilidade, com o MVP em título, Shai Gilgeous-Alexander, a prolongar a sua impressionante sequência de jogos com pelo menos 20 pontos.

A estrela canadiana, que terminou com 20 pontos, nove assistências e cinco ressaltos, soma agora 121 jogos consecutivos a marcar 20 ou mais pontos e está a apenas seis jogos de bater o antigo recorde de Wilt Chamberlain, fixado em 126 entre 1961 e 1963.

Noutros jogos, os Los Angeles Lakers fecharam a sua digressão fora de casa com uma vitória por 109-125 sobre os Brooklyn Nets.

LeBron James destacou-se com 25 pontos, Luka Doncic somou 24, e os Lakers contaram ainda com o regresso de Austin Reaves após uma paragem de um mês por lesão. Reaves terminou com 15 pontos vindo do banco.