NBA: Neemias no triunfo dos Celtics (119-129), Detroit estraga aniversário de LeBron (106-128)

LeBron James frente aos Pistons
LeBron James frente aos PistonsImagn Images/ddp USA/Profimedia

Depois de terem perdido os dois últimos jogos na NBA, os Pistons de Detroit, líderes da Conferência Este, corrigiram o rumo ao vencerem em Los Angeles frente aos Lakers (128-106), estragando o 41.º aniversário de LeBron James. Noutra batalha entre confederações, os Boston Celtics venceram no terreno dos Utah Jazz por 119-129, com o português Neemias Queta a somar 12 pontos e 3 ressaltos, em 28 minutos.

Sem presente para LeBron

Os adeptos dos Lakers prepararam uma receção festiva à sua estrela, mas a noite de aniversário do King acabou por ser curta. James teve de se contentar com 17 pontos e a sua equipa esteve sempre atrás do resultado perante uns Pistons motivados após dois desaires frente ao Utah Jazz e aos Clippers.

Limitados pelas ausências (Austin Reaves, Gabe Vincent) e pela sua defesa, Los Angeles não conseguiu oferecer grande resistência a Detroit, que contou com Cade Cunningham (27 pontos, 5 ressaltos, 11 assistências). O base de 24 anos destacou-se com uma jogada de classe, ao conseguir um excelente crossover (drible rápido a mudar de direção) sobre Jake LaRavia, que acabou no chão, antes de converter um triplo. Do outro lado, Luka Doncic foi o melhor marcador dos Lakers com 30 pontos, mas tanto ele como James somaram 13 perdas de bola.

"As perdas de bola, os pontos sofridos em contra-ataque... isso matou-nos completamente esta noite", lamentou o treinador dos Lakers, JJ Redick, acrescentando que as lesões dificultaram os seus esforços para construir uma equipa competitiva em torno das duas superestrelas.

Utah travado pelos Celtics

Em grande forma após vitórias convincentes frente ao líder Detroit e aos Spurs de Victor Wembanyama, os Jazz entraram bem em casa diante de Boston, mas os 37 pontos de Keyonte George, que esteve em dúvida, os 26 de Jusuf Nurkic e os 22 de Lauri Markkanen não foram suficientes perante os Celtics, que venceram por 129-119.

O base-extremo Derrick White foi o grande destaque do triunfo de Boston, com 27 pontos, 7 ressaltos, 6 assistências e... nada menos do que 7 desarmes de lançamento, o seu recorde pessoal. Por seu lado, Neemias Queta teve uma exibição relativamente discreta, mas eficaz, com 12 pontos (seis lançamentos concretizados em sete tentados), 3 ressaltos, 3 roubos de bolae um desarme de lançamento.

 Os C's consolidam o terceiro lugar no Este.

Philly salva pelo rookie

A 1,7 segundos do fim do prolongamento, o rookie VJ Edgecombe, de 20 anos, garantiu a vitória a Filadélfia no recinto de Memphis (136-139 após prolongamento). O jogador das Bahamas, terceira escolha do draft, acabou por ofuscar Ja Morant, que marcou 40 pontos pelos Grizzlies.

Para além dos 25 pontos de Edgecombe, as estrelas Joel Embiid e Tyrese Maxey contribuíram com 34 pontos cada para o triunfo dos Sixers, que ocupam agora o quinto lugar no Este.

Cinco vitórias seguidas para os Clippers

Num duelo entre equipas do fundo da tabela no Oeste, os Los Angeles Clippers (13.º) bateram de forma expressiva os Kings de Sacramento (14.º) por 131-90 e confirmam a sua recuperação com este quinto triunfo consecutivo.

Kawhi Leonard, que já tinha brilhado com 55 pontos (o seu recorde na NBA) frente a Detroit e foi eleito jogador da semana nesta conferência, voltou a ser decisivo com 33 pontos.