NBA: Neemias perto do duplo-duplo na derrota dos Celtics em Milwaukee, Rockets batem Clippers

Neemias Queta fez nove pontos e 10 ressaltos
Neemias Queta fez nove pontos e 10 ressaltosCOLE BURSTON / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Os Milwaukee Bucks, desfalcados, ultrapassaram um início lento e dominaram na segunda parte para vencer os Boston Celtis por 116-101, esta madrugada, interrompendo assim a série de cinco vitórias consecutivas dos Celtics na NBA. O português Neemias Queta esteve em bom plano e aproximou-se de mais um duplo-duplo.

Milwaukee Bucks 116-101 Boston Celtics

Os Bucks voltaram a não contar com o seu duas vezes MVP da NBA, Giannis Antetokounmpo, devido a uma lesão na barriga da perna.

No entanto, Kyle Kuzma assumiu o protagonismo com 31 pontos, Kevin Porter Jr. somou um triplo-duplo com 18 pontos, 10 ressaltos e 13 assistências, e Bobby Portis Jr. contribuiu com 27 pontos a partir do banco para uma equipa dos Bucks que tinha perdido 10 dos 12 jogos anteriores.

Jaylen Brown marcou 30 pontos, Jordan Walsh acrescentou 20 para os Celtics e Neemias Queta registou nove pontos e 10 ressaltos. O poste português ficou à beira do duplo-duplo, numa partida em que foi utilizado durante 25 minutos na equipa de Joe Mazulla, que chegou a liderar por 14 pontos a caminho de uma vantagem de 67-60 ao intervalo.

Mas os Celtics arrefeceram na segunda parte, convertendo apenas três dos 26 lançamentos de três pontos após o intervalo.

Milwaukee superou Boston por 27-13 no decisivo terceiro período e assumiu o controlo do jogo.

"Sabem, eles entraram melhor no início do jogo", afirmou o treinador dos Bucks, Doc Rivers. "Recuperámos logo. Entrámos no terceiro período e achei que a nossa defesa esteve fenomenal".

"Basicamente anulámos os triplos deles, e era isso que procuravam constantemente e nós fomos-lhes retirando essas opções — e achei que estivemos muito bem".

Kuzma penetrou para um lançamento fácil e empatou a 73-73 a meio do terceiro período, e os Bucks passaram para a frente pela primeira vez desde o primeiro quarto com um lance livre de Porter, nunca mais perdendo a liderança.

"Acho que passámos por alguns bons momentos de criação de vantagem e falhámos lançamentos, mas depois eles aumentaram a pressão e nós já não estivemos tão eficazes na execução na segunda parte", comentou o treinador dos Celtics, Joe Mazzulla.

"Penso que muito disso resultou da capacidade deles de nos desorganizar, abrir espaços e depois encontrar passes para lançamentos abertos".

Houston Rockets 115-113 Los Angeles Clippers

Os Houston Rockets, impulsionados pelos 22 pontos e 15 ressaltos do poste Alperen Sengun, resistiram aos LA Clippers 115-113 num duelo equilibrado em que nenhuma das equipas chegou a liderar por mais de nove pontos.

A estrela dos Clippers, James Harden, empatou a partida a 110-110 com 37,1 segundos para jogar, mas Amen Thompson colocou de imediato os Rockets na frente de forma definitiva, conseguindo finalmente converter o ressalto ofensivo à quinta tentativa da posse seguinte de Houston.

Sengun conquistou três ressaltos ofensivos mas não conseguiu finalizar. Thompson apanhou a última bola perdida e marcou, sofrendo falta e convertendo o lance livre correspondente.

A estrela dos Rockets, Kevin Durant, somou apenas três pontos com um fraco 1 em 7 lançamentos na primeira parte, mas acrescentou 13 pontos na segunda metade, com Houston a recuperar de uma desvantagem de 54-51 ao intervalo.

O poste Ivica Zubac foi o melhor marcador dos Clippers com 33 pontos e Kawhi Leonard somou 24 pontos e nove ressaltos, mas o conjunto de LA perdeu pela terceira vez consecutiva e somou a oitava derrota em nove jogos.

Outros resultados:

New Orleans Pelicans 143-120 Portland Trail Blazers

Sacramento Kings 105-136 Denver Nuggets

Acompanhe toda a ação da NBA no Flashscore