Houston Rockets 93-114 Boston Celtics
Os Boston Celtics terminaram com sucesso a passagem pelo Texas. Depois do triunfo diante dos Mavericks, o conjunto do Massachussets bateu os Houston Rockets, somando a quarta vitória consecutiva que permite manter-se no segundo lugar da Conferência Este.
Neemias Queta foi titular e acabou por somar um jogo para mais tarde recordar. Em quase 39 minutos em campo, o poste português terminou com um duplo-duplo – 10 pontos (um lançamento falhado em quatro tentativas) e 19 ressaltos (sete ofensivos). A isto juntou duas assistências, dois roubos de bola e cinco desarmes de lançamento. Com um +/- de 22, foi o jogador mais influente dos Celtics em campo e celebrou isso com a chegada à marca redonda dos 1000 pontos na NBA.
Derrick White (28 pontos e oito assistências) e Payton Pritchard (27 pontos e sete assistências) foram outros dos destaques nos Celtics, com Baylor Scheierman (15 pontos e 10 ressaltos) a somar um duplo-duplo, tal como Neemias.
Nos Rockets, Kevin Durant (15 pontos) foi o melhor marcador, à frente de um apagado Alperen Sengun (13 pontos).
New York Knicks 134-127 Denver Nuggets
Karl-Anthony Towns acrescentou 24 pontos e 12 ressaltos e OG Anunoby marcou 20 pontos para os Knicks, que resistiram a um triplo-duplo de 30 pontos, 14 ressaltos e 10 assistências do três vezes Melhor Jogador da NBA de Denver, Nikola Jokic, e 39 pontos do base dos Nuggets, Jamal Murray.
Os Knicks estavam a ganhar por 119-117 depois de Towns ter feito um layup a 1:01 minutos do fim do primeiro prolongamento e pensaram que tinham assegurado a vitória depois de Murray ter falhado um triplo a três décimos de segundo do fim.
Mas Mikal Bridges, de Nova Iorque, foi acusado de falta e Christian Braun fez dois lançamentos livres para empatar a partida e forçar o segundo prolongamento.
"Foi muito difícil do ponto de vista mental", disse Brunson à ESPN quando os Knicks tiveram de se reagrupar depois de começarem a comemorar a vitória."Podíamos ter desistido, mas encontrámos uma maneira."
A batalha no Madison Square Garden teve 20 mudanças de liderança.
Murray colocou os Nuggets na frente na segunda sessão extra, mas Brunson converteu uma jogada de três pontos para colocar os Knicks em vantagem, acrescentando rapidamente uma bola de três pontos quando os Knicks assumiram o controlo.
"Eu só me concentro na próxima jogada, não me concentro realmente no que é necessário", disse Brunson, que marcou 10 pontos no segundo prolongamento:"Só estou a tentar fazer uma jogada de cada vez."
Jokic, que deveria ser limitado a menos de 30 minutos no quarto jogo após uma ausência de lesão de 16 jogos, jogou mais de 44 minutos.
O astro sérvio apanhou um susto no meio do primeiro quarto, caindo com força quando pisou no calcanhar de OG Anunoby. Jokic demorou a levantar-se e caminhou cautelosamente para a linha lateral, mas continuou no jogo.
Towns, por sua vez, sofreu um corte feio na pálpebra direita quando uma investida até o aro terminou num choque de cabeças com Spencer Jones, do Denver, no último minuto do primeiro quarto.
Depois de receber tratamento para estancar a hemorragia, Towns regressou e fez dois lançamentos livres. Em seguida, saiu para receber pontos e voltou ao jogo, enquanto Jones permaneceu no balneário dos Nuggets com o que a equipa chamou de contusão na cabeça.
Anthony Edwards, de Minnesota, marcou 13 dos seus 30 pontos no quarto período, com os Timberwolves a eliminarem uma desvantagem de 18 pontos e a vencerem os Raptors por 128-126, em Toronto.
Os Timberwolves estavam a perder por 18 pontos no início do terceiro período e perderam por 10 pontos no quarto período.
Edwards deu-lhes a liderança definitiva a dois minutos do fim, roubando a bola e fazendo um afundanço que colocou o Minnesota a ganhar por 120-119.
Os Milwaukee Bucks superaram a incerteza em torno do astro Giannis Antetokounmpo, alvo de forte especulação comercial com a proximidade do prazo final de negociação na quinta-feira, para vencer o New Orleans Pelicans por 141-137 no prolongamento.
Com Antetokounmpo, duas vezes MVP, novamente afastado devido a uma distensão na barriga da perna direita, Ryan Rollins marcou 27 pontos, liderando sete jogadores de Milwaukee que marcaram dois dígitos.
Trey Murphy III marcou 12 pontos de três pontos, atingindo o recorde da carreira com 44 pontos para os Pelicans. Murphy marcou 14 pontos no quarto período, mas não marcou qualquer ponto no prolongamento, quando os Bucks acabaram com o jogo.
