Boston Celtics 112-93 Sacramento Kings
Em Boston, a ausência da estrela dos Celtics Jaylen Brown, devido a problemas no joelho e na coxa, não se fez sentir, com os anfitriões a esmagarem os Sacramento Kings por 112-93.
Payton Pritchard marcou 22 dos seus 29 pontos na primeira parte e fez oito assistências por Boston, liderando seis jogadores dos Celtics com números de dois dígitos.
Neemias Queta parece ter deixado para trás um período mais discreto, em que debelou uma doença. O poste português exibiu-se a grande nível ao somar o sétimo duplo-duplo da temporada: 10 pontos (quatro em 11 no que toca lançamentos) e 15 ressaltos (quatro ofensivos).
O internacional luso distribuiu ainda duas assistências, conseguiu três roubos de bola e um desarme de lançamento frente à equipa que o escolheu no draft de 2021.
Com uma vitória de princípio a fim, os Celtics recuperaram da pesada derrota frente ao Atlanta e mantiveram-se na luta com os New York Knicks pelo segundo lugar da Conferência Este.
Os Knicks, impulsionados pelos 26 pontos de Jalen Brunson, também lideraram do início ao fim, ampliando a sua série de vitórias para cinco jogos com um triunfo caseiro por 127-97 frente aos Portland Trail Blazers.
Denver Nuggets 122-109 Los Angeles Clippers
O tricampeão de MVP da NBA Jokic não jogava desde que sofreu uma contusão óssea no joelho esquerdo, que hiperextendeu num jogo contra o Miami a 29 de dezembro.
O poste sérvio voltou em grande forma. Foi o melhor marcador da partida, acertando oito dos 11 lançamentos de campo, além de somar cinco assistências e três roubos de bola, tudo isto em apenas 24:32 minutos, enquanto os Nuggets interromperam a série de três vitórias consecutivas dos Clippers.
"Senti-me bem em campo", afirmou Jokic na entrevista após o jogo: "Acho que fiz um excelente trabalho na recuperação, preparei-me muito bem."
O regresso de Jokic foi um alívio para uma equipa dos Nuggets que viu recentemente o extremo Aaron Gordon juntar-se a Christian Braun e Cameron Johnson na lista de lesionados.
O treinador dos Nuggets, David Adelman, mostrou-se satisfeito por poder contar com Jokic, mesmo com restrição de minutos.
Adelman procurou moderar as expectativas em relação a Jokic antes do encontro, mas o treinador dos Clippers, Tyronn Lue, admitiu que a presença de Jokic, que estava a registar médias de triplo-duplo com 29,6 pontos, 12,2 ressaltos e 11 assistências por jogo antes da lesão, "acrescenta uma dimensão diferente ao que se pretende fazer defensivamente".
James Harden marcou 25 pontos e fez nove assistências pelos Clippers, que tinham vencido 16 dos últimos 19 jogos para subir ao 10.º lugar do Oeste.
Noutros jogos, a estrela dos Los Angeles Lakers, Luka Doncic, já tinha um triplo-duplo ao intervalo, impulsionando os Lakers para uma vitória por 114-111 frente aos Wizards em Washington.
Doncic terminou com 37 pontos, 11 ressaltos e 13 assistências, somando o seu sexto triplo-duplo da época.
Em menos de 19 minutos em campo, Doncic já tinha acumulado 26 pontos, 10 ressaltos e 11 assistências, quando os Lakers chegaram ao intervalo a vencer por 77-48.
"Limitei-me a jogar o meu jogo, aproveitando o que a defesa me dava", disse Doncic, que contou com o apoio dos 28 pontos de Deandre Ayton e dos 20 de LeBron James, numa noite em que os Lakers converteram mais de 61 por cento dos lançamentos de campo.
"É um pouco como jogar xadrez, tentar ler a defesa, partilhar a bola", afirmou Doncic: "Acho que estivemos muito bem hoje."
Em Phoenix, Dillon Brooks marcou 27 pontos e liderou os Suns na vitória por 126-113 sobre o Cleveland, interrompendo a série de cinco triunfos consecutivos dos Cavs.
