NBA: Neemias titular na reviravolta dos Celtics (98-96), Pistons travam Knicks (118-80)

Daniss Jenkins e os Detroit Pistons saíram vitoriosos na sexta-feira na NBA.
Daniss Jenkins e os Detroit Pistons saíram vitoriosos na sexta-feira na NBA.NIC ANTAYA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Os Boston Celtics venceram os Miami Heat por 98-96, com o português Neemias Queta no cinco inicial e a maior reviravolta da temporada. Os Detroit Pistons colocaram fim à série de oito vitórias consecutivas dos New York Knicks esta madrugada, ao derrotarem os Knicks por 118-80 num duelo entre líderes da Conferência Este.

Boston Celtics 98-96 Miami Heat

Neemias Queta esteve 22 minutos em campo e saiu da partida com um registo de dois pontos, 11 ressaltos e uma assistência, ajudando o conjunto de Joe Mazzulla a alcançar a maior reviravolta da temporada.

Jaylen Brown registou 29 pontos e Payton Pritchard somou 24 vindo do banco para os Celtics, que estavam a perder por 21 ao intervalo, mas superaram Miami por 36-15 no terceiro período, igualando o marcador e lançando um último quarto emocionante.

O triplo de Derrick White a 1:31 do fim colocou os Celtics definitivamente na frente. Terminou com 21 pontos e ainda fez um desarme crucial no último minuto.

Nikola Vucevic estreou-se pelos Celtics com um duplo-duplo de 11 pontos e 12 ressaltos, depois de ter sido contratado a Chicago no fecho do mercado de transferências desta semana.

Andrew Wiggins foi o melhor marcador dos Heat com 26 pontos. Norman Powell contribuiu com 24, mas Davion Mitchell falhou o lançamento que podia ter dado a vitória, a 2,7 segundos do fim.

Detroit Pistons 118-80 New York Knicks

A série vitoriosa dos Knicks permitiu-lhes igualar Boston no segundo lugar do Este, mas caíram para terceiros.

Daniss Jenkins marcou 18 pontos vindo do banco, enquanto Tobias Harris e Isaiah Stewart somaram 15 pontos cada para os líderes do Este, Detroit.

Os Pistons, que vinham de uma derrota embaraçosa frente aos modestos Washington Wizards na quinta-feira, assumiram o controlo logo no primeiro período e nunca mais perderam a liderança até ao final.

Chegaram a ter uma vantagem de 43 pontos frente a uma equipa dos Knicks que jogou sem os lesionados Karl-Anthony Towns e OG Anunoby.

Mikal Bridges foi o melhor marcador dos Knicks com 19 pontos, enquanto Jalen Brunson ficou-se pelos 12, acertando apenas quatro em vinte lançamentos.

Milwaukee Bucks 105-99 Indiana Pacers

Em Milwaukee, Kevin Porter Jr. somou 23 pontos e liderou os Bucks na vitória por 105-99 frente aos Indiana Pacers.

 

Ryan Rollins acrescentou 22 pontos e Bobby Portis regressou após duas partidas de ausência por lesão para marcar 21 pelos Bucks, que deixaram para trás dias de rumores de transferências em torno da estrela Giannis Antetokounmpo e somaram a terceira vitória consecutiva.

O prazo de transferências de quinta-feira terminou com Antetokounmpo ainda no plantel de Milwaukee, mas o talismã dos Bucks voltou a não estar disponível, pois continua a recuperar de uma distensão na barriga da perna.

O treinador de Milwaukee, Doc Rivers, mostrou-se satisfeito por ter ultrapassado o drama do mercado.

"É uma sensação fantástica", afirmou antes do encontro. "Incomodou-me porque parecia que as pessoas estavam a tentar forçar a sua saída de Milwaukee".

Rivers revelou ainda que Antetokounmpo está perto de regressar.

"Ele vai jogar quando estiver recuperado", garantiu Rivers. "Está quase. Está a treinar-se. Por isso, espero que regresse em breve".

Andrew Nembhard foi o melhor marcador dos Indiana com 22 pontos. Pascal Siakam somou 19 para os Pacers, que fizeram um parcial de 15-0 no último período para reduzirem a diferença para quatro pontos a menos de cinco minutos do fim, mas não conseguiram aproximar-se mais.

Minnesota Timberwolves 115-119 New Orleans Pelicans

Em Minneapolis, os 35 pontos da estrela dos Minnesota, Anthony Edwards, não foram suficientes e os Timberwolves perderam 115-119 frente aos New Orleans Pelicans.

Saddiq Bey marcou 30 pontos e Zion Williamson somou 29 para os Pelicans, que chegaram a estar a perder por 18 no início do terceiro período.

Rudy Gobert, de Minnesota, roubou uma bola e converteu dois lances livres para empatar a 112-112 a 1:31 do fim.

Mas Williamson concretizou uma jogada de três pontos para dar vantagem definitiva a New Orleans a 35,5 segundos do final e Bey confirmou o triunfo com dois lances livres.

Outros resultados:

Portland Trail Blazers 135-115 Memphis Grizzlies

Sacramento Kings 111-114 Los Angeles Clippers