NBA: Neemias volta à titularidade nos Celtics (102-94), Doncic brilha pelos Lakers diante dos Bulls (118-129)

Luka Doncic brilhou em Chicago
Luka Doncic brilhou em ChicagoKamil Krzaczynski - Imagn Images

Depois de ter começado no banco com os Bulls, Neemias Queta voltou a sere titular na vitória dos Celtics contra os Portland Trail Blaizers, por 102-94. Luka Doncic assinou uma exibição de 46 pontos, conduzindo os Los Angeles Lakers ao fim da série de quatro vitórias consecutivas dos Chicago Bulls, com um triunfo por 129-118 fora de casa, esta segunda-feira.

Boston Celtics 102-94 Portland Trail Blazers

Na Conferência Este, os Boston Celtics lideraram do início ao fim na vitória por 102-94 frente aos Portland Trail Blazers. Payton Pritchard (23 pontos) e Jaylen Brown (20) lideraram a pontuação dos Celtics, que ocupam o segundo lugar e melhoraram para 29-17, mantendo-se na perseguição aos líderes da conferência, Detroit (33-11).

Neemias Queta regressou ao cinco inicial e acabou por ter uma prestação mais discreta nos 22 minutos que esteve em campo. O poste português terminou com quatro pontos (falhou quatro dos seis lançamentos tentados), quatro ressaltos (dois ofensivos) e destacou-se numa categoria pouco habitual, com quatro assistências. A isto juntou ainda um desarme de lançamento.

Chicago Bulls 118-129 Los Angeles Lakers 

Doncic converteu oito triplos em 15 lançamentos convertidos em 25 tentativas de campo, terminando ainda com sete ressaltos e 11 assistências, liderando uma exibição impressionante dos Lakers no United Center.

LeBron James contribuiu com 24 pontos, cinco ressaltos e três assistências, enquanto Rui Hachimura destacou-se a sair do banco, somando 23 pontos em 9 lançamentos convertidos em 11 tentativas.

Esta vitória foi mais um resultado encorajador para os Lakers depois do triunfo por 116-110 frente aos Dallas Mavericks no sábado.

"Fizemos um excelente trabalho na primeira parte, relaxámos um pouco no terceiro período – temos de melhorar os terceiros períodos – mas, no geral, foi um grande jogo de toda a equipa", afirmou Doncic após um triunfo que coloca os Lakers com um registo de 28-17 na Conferência Oeste.

Coby White foi o melhor marcador dos Chicago com 23 pontos, enquanto Ayo Dosunmu somou 20 pontos a sair do banco.

Os Lakers seguem agora para o Ohio, onde vão defrontar os Cleveland Cavaliers na próxima etapa da sua digressão, esta quarta-feira.

Os Cavaliers prepararam esse duelo com uma vitória por 114-98 frente ao Orlando Magic, graças à exibição de 45 pontos de Donovan Mitchell. Evan Mobley apoiou Mitchell com 20 pontos, enquanto Paolo Banchero foi o melhor marcador do Orlando, com 37 pontos.

Noutros jogos desta segunda-feira, Brandon Miller somou 30 pontos e oito ressaltos, liderando a Charlotte no triunfo por 130-93 frente a Philadelphia, numa jornada em que o mau tempo obrigou ao início antecipado de dois jogos da NBA.

Os jogos iniciais foram antecipados para a tarde, tanto na vitória caseira dos Hornets como no triunfo dos Atlanta por 132-116 frente aos visitantes Indiana, após uma forte tempestade de inverno no domingo que cobriu grande parte dos Estados Unidos com gelo e neve. Os Hornets, com 19-28, aumentaram a sua série de vitórias para três jogos, enquanto os 76ers caíram para 24-21.

Miller converteu 9 em 12 lançamentos de campo, incluindo 6 em 9 de três pontos, e acertou os seis lances livres, liderando os Hawks, que tiveram mais sete jogadores a marcar em dígitos duplos, mas nenhum acima dos 13 pontos.

Kelly Oubre Jr foi o melhor marcador dos Sixers com 17 pontos, enquanto Tyrese Maxey – terceiro melhor marcador da NBA, com uma média de 29,9 pontos por jogo – ficou-se apenas pelos seis pontos, acertando três em 12 lançamentos.

Em Atlanta, C.J. McCollum saiu do banco para somar 23 pontos, oito ressaltos, sete assistências e três roubos de bola, impulsionando os Hawks. Dyson Daniels acrescentou 22 pontos e nove assistências, enquanto Nickeil Alexander-Walker somou 21 pontos para Atlanta. O camaronês Pascal Siakam foi o melhor marcador dos Pacers, com 26 pontos e nove ressaltos.

Os Hawks melhoraram para 23-25, somando a nona vitória caseira em 22 jogos.